sábado, 23 de julho de 2016

Sessão Literatura: Edgar Allan Poe, O mestre do estranho e o bizarro!


Existem escritores na história da literatura que deixaram marcas tão profundas em um gênero que é difícil não associa-lo a pessoa. Quando falamos em épico um dos primeiros nomes que vem à cabeça e Homero, quando se diz ficção científica Julio Verne é muito lembrado.
Mas e o gênero de horror? Qual é o nome mais lembrado? Para as gerações das últimas décadas Stephen King pode ser o rei, antes dele porém temos Bran Stoker, Mary Shelley, Goethe, Oscar Wilde, HP. Lovecraft... enfim, muita gente que contribuiu para este gênero que no começo de 1900 nem sequer era considerado grande literatura até ele aparecer...

Sim, trata-se de Edgar Allan Poe, que para muitos críticos e leitores mundo a fora mudou a poesia com seu estilo gótico inovador e ainda por cima criou um novo tipo de leitura: a leitura do medo!
Costumo dizer que três figuras precisam ter seus trabalhos reconhecidos pela nova geração para entender o mundo em que vivemos: Friederich Nietszche, Sigmund Freud e Edgar Allan Poe. Enquanto os dois primeiros cavam literalmente a alma do homem moderno com suas visões particulares e únicas o terceiro deu a nós a vazão para um novo mundo que com certeza vivia trancado em um porão de nosso íntimo.
Tendo criado o gênero policial antes mesmo da chegada de Arthur Conan Doyle e seu Sherlock Holmes, Poe criou o policial Dupan que desvendava crimes estranhos e enigmáticos. Nascido em Boston em 1809 e tendo uma morte misteriosa em 1849, Edgar Allan Poe teve uma educação tradicional (foi para uma escola militar ainda adolescente) e desde cedo já escrevia seus contos e poesias.



Mais tarde se tornou editor e crítico literário, em sua época os autores praticamente se responsabilizavam por lançar e promover suas obras. De vida boemia ele abusava de alcool e drogas de forma intensa, o que explica alguns de seus personagens serem bêbados e alucinados.
Em muitos de seus trabalhos temas polêmicos para a época como homicídio, suicídio,  encesto, uso de drogas são constantes e para muitos estudiosos da literatura Poe mergulhava tão profundamente em suas histórias que muitas vezes poderiam soar biográficas de tão viscerais.
O reconhecimento de seu trabalho coube a um outro grande poeta: foi Charles Baudelaire, brilhante poeta simbolista francês, que traduziu as obras de Poe para os europeus e transformou-lhe em um best seller fora dos EUA. Já em seu próprio país, o contista teve demora em ser reconhecido e por isto, tardiamente após a sua morte seus livros viraram febre na América.
Hoje as obras de Edgar Allan Poe são transformadas em filmes, quadrinhos e são inclusive encenadas em teatros e criando uma nova legião de fãs. Que o diga Stephen King e H.P. Lovecraft que sempre citaram suas obras como influência.

Saiu recentemente uma nova edição de sua obra mais conhecida 'Contos de Imaginação e Mistério' que além de conter contos famosos como o 'Gato Preto' e 'Os assassinatos da Rua Morgue' tem prefácio do próprio Charles Baudelaire e ilustrações de Harry Clarke ( famoso gravurista simbolista de 1800 que ilustrou a edição original).
Deixo aqui um desenho meu feito em homenagem ao mestre do terror.


Nenhum comentário:

Postar um comentário