sábado, 9 de julho de 2016

Projeto de Arte: A criação de um crânio pré-histórico




Nada como um recesso para descansar o corpo e a alma. Tem gente que pode viajar, e outros que aproveitam para por em dia as coisas que deixaram de lado ( aquele livro que foi comprado ha um bom tempo e que ficou guardado na estante para leitura, uma pequena reforma na casa, sair com os amigos...) enfim, cada um faz o que quer e o que pode de seu recesso de julho.
Para os docentes que estão procurando um projeto para trabalhar em sala eu trago uma pequena experiência que fiz com alunos do 4º e 5º ano do fundamental.
É um projeto que envolve as disciplinas de Educação Artística e História. Sendo bem específico, trata-se de uma reconstituição de um crânio do homem das cavernas.  com as recentes descobertas do homo naledi nada mais legal do que brincar de arqueólogo com os alunos. A ideia é construir com eles um crânio de homideo, para isto, pode-se recorrer a diversos materiais: argila, pedra pume, sabão em barra, durepoxi....
No meu caso escolhi a massinha de modelar por ser mais fácil para as crianças manipularem então, vamos a confecção:

1- misture a massa do jeito que a criança achar melhor, talvez colorido dê um ar mais infantil e divertido do que usar somente a cor branca para fazer o crânio;

2- construa um maxilar (o legal é ter uma referência de imagem como de um livro de ciências ou de história);

3- use uma regua ou um palito para fazer as fissuras no maxilar para parecem os dentes inferiores;

4-com o resto da massa faça a cabeça;

5- com a regua ou palito faça o nariz, os dentes e com os polegares faça os orifícios dos olhos;

6- por último junte o maxilar a cabeça e terá o crânio ( depois coloque-o em um pedestal de papelão ou madeira e passe cola branca para que depois de 1 hora a escultura fique rígida).
Pronto está feito o seu projeto de Artes e História. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário