sábado, 12 de março de 2016

Mutantes: Verdade ou mito?


A palavra mutante se tornou cada vez comum no vocabulário das pessoas hoje em dia, tudo por causa dos filmes de X-Men e seus quadrinhos.Claro, que o entendimento do conceito da palavra mutante, ou mutação, ainda passa ao largo do conhecimento popular.
Na verdade a ideia de mutação é tão corriqueira que até nos esquecemos que nós, homo sapiens, somos mutantes por excelência. Quando as teorias de Darwin começaram a pipocar no seio científico sobre o evolucionismo, muitos cientistas já estavam debatendo e correndo por fora em busca do que nos fez ser diferentes das espécies símias, por exemplo.
De acordo com as teorias evolutivas, os primeiros seres surgiram na unicelularidade e por mutação começaram a variar em vírus, bactérias e seres celenterados até chegarem aos primeiros anfíbios e por conseguinte aos quadrupedes e bípedes. Entre os quadrupedes e bípedes houve a divisão entre os seres de sangue quente e frio e por aí vai...
Os dinossauros são um grande exemplo de mutação, sabe-se que muitos deles não são descendentes de repteis como se imaginava. O temível Tiranossauro Rex, segundo alguns geneticistas, seria um parente muito mais próximo das nossas galinhas de granja do que do feio dragão de Komodo.

A mutação seria a resposta que calaria os criacionistas que sempre duvidaram da Teoria Evolucionista de Darwin em relação das semelhanças entre o homem e o símio: visto que nunca houve um parentesco real a ponto de dizer que homens e macacos fossem os mesmos (nem mesmo o próprio Darwin afirmava tal coisa) a resposta para a diferença entre os homo sapiens e os símios seria que o primeiro em algum ponto da sua evolução teve uma mutação que o distanciou dos demais seres do planeta.

A quem sustente que a teoria da mutação explique o nosso desenvolvimento intelectual em relação dos demais animais, mas tudo depende de provas circunstanciais para provar a teoria. De toda maneira desde que o padre Mendel, descobriu que poderia cruzar plantas, o mundo percebeu que talvez, muitos dos seres que existem no mundo podem ser cria mutante.
A palavra mutação começou a ser usada com mais enfase quando se começou a catalogar os casos de fetos (de animais ou humanos) que nasciam com alterações aparentemente físicas. A ficção científica potencializou as descobertas de pessoas e animais com deformidades e as transformou em monstros. Casos como a do Homem Elefante e atualmente os recentes bebês com microcefalia trazem um temor e ao mesmo tempo um fascínio mórbido.

De toda maneira, ainda não apareceu ninguém saltando raios pelos olhos, ou com garras afiadas saindo pelas mãos. Contudo, a mutação é um fato menos fantasioso e bastante real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário