quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A arte Marginalizada de Toulouse-Lautrec


Poucos artistas antes do século XX e XXI tiveram a predisposição de retratar temas que a sociedade costumava colocar para baixo do tapete da moralidade como o francês Henri Toulouse Lautrec . Nascido em um 24 de novembro de 1864 e falecido precocemente  aos 36 anos de sífilis e abuso de alcool em 1901; Toulouse Lautrec nasceu em berço aristocrático, tinha posses e uma vida boa, mas se sentia desconfortável com sua condição física.
Ele nascera com uma rara doença que impedia que suas pernas se desenvolvessem e por isto tinha as características de um anão. Mesmo assim, resolveu sair do conforto que tinha parar viver uma vida boemia de pintor.

Amigo de Van Gogh, Degas e Paul Gauguin ( que os conheceu por meio de aulas de desenhos pelo mesmo professor e ajuda de divulgação do irmão de Van Gogh, Teo Van Gogh). Toulouse- Lautrec teve um contato com o impressionismo e o pós-impressionismo.
Queria imitar o seu ídolo Degas e para isto começou a retratar temas semelhantes aos dele ( circos e pessoas em ambientes comuns). Fazendo uso da litogravura e do pastel o artista logo chamaria atenção de uma classe emergente nas grandes cidades parisiense: os promotores de eventos e de bordéis!



São famosos hoje os cartazes feitos por Lautrec para promover a famosa casa de espetáculos Moulin Rouge (local frequentados por boêmios, prostitutas e dançarinas de can can). A sua maneira de retratar as pessoas que frequentavam o local às vezes chocava os críticos de artes ( muito porque Lautrec priorizava mais a captação do emocional do individuo e não a fieldade física como muitos retratistas faziam).

Quase como um caricaturista o artista transformava vedetes como Yvette Guilbert, Jane Evril e Louise Weber em seres surreais em suas ações no Moulin Rouge ( ele as diferenciava das fotos que elas tiravam em seus desenhos).

Devido ao pouco entendimento do seu trabalho Toulouse-Lautrec não teve o merecido reconhecimento em vida. Os trabalhos que fazia e que mudaram o conceito de designer gráfico não eram valorizados, tanto que muitos de seus trabalhos eram rejeitados por seu encomendadores.
Hoje se percebe que o mundo da propaganda e do marketing deve muito a este artista inovador que retratou tão bem a vida das prostitutas do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário