quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sessão Literatura: Estudos de anatomia e quadrinhos afins

E aí meus amigos e amigas de blog! Já estou sentindo aquele gostinho de férias indo embora. Mas, como o nosso país só começa a andar depois do Carnaval (é o que dizem as más línguas) ainda temos o início de fevereiro para descansar e se divertir.
Trago então um resumo de algumas coisas que encontrei neste último mês nas bancas e livrarias. Para começar o ano com a mente bem afiada, vamos lá...

Curiosidade Mórbida
autora: Mary Roach
ano: 2015
editora: Paralela.
Este livro é com certeza o mais interessante que eu li até hoje (sem exagero). Você já parou para perguntar o que acontece com o nosso corpo depois que morremos? Bem a autora, jornalista e cientista Mary Roach responde. 'Curiosidade Mórbida' é fruto de uma pesquisa que somente um autor muito louco teria coragem de fazer. Mary Roach visitou funerárias, universidades de medicinas, e até embalsamadores. Tudo para saber o que acontece com os cadáveres quando não são enterrados: muitos servem para doar órgãos, outros são tripudiados em testes científicos e até alguns servem para teste de acidentes de automóveis e etc. Na verdade a autora conta a saga do uso de defuntos desde os primórdios do Egito antigo, passando pela Renascença até os dias de hoje. Por incrível que pareça, sem os mortos não seriamos nada!


Hellraiser, Dark Watch
autor: Clive Barker, Brandon Seifert e Ben Meares
ilustrador: Tom Garcia
ano: 2014
editora: Astral Comics
Eu já falei desta revista em postagens anteriores. Então por que falar dela de novo? Você do outro lado me pergunta. Bem, a editora Astral comics teve a excelente ideia de lançar os três albuns dos terríveis cenobitas em um pacote especial com caixa e tudo. Quando eu comprei a primeira edição desta revista fiquei perdido pois nas bancas, eu não encontrava as outras edições restantes. Talvez, eu não tenha sido o único a ter dificuldade de completar as edições e então a editora lançou tudo em um pacote só! Para entender  a saga Dark Watch o leitor terá de ver o primeiro filme da série Hellraiser, e também acompanhar um filme chamado 'Mestre das ilusões' do mesmo diretor e criador dos cenobitas, Clive Barker. Tudo porque os personagens dos filmes aparecem nos gibis. A trama é meio complexa, mas tudo pode ser resumido em uma guerra pelo direito de reinar no Inferno e uma disputa política entre demônios e monstros. Vale apena ler é muuuuuito louco!!!!

Van Gogh, Biografia
autor: David Haziot
ano: 2014
editora L, P & M
Eu já comentei sobre este livro (estou nas últimas páginas dele) é vale apena voltar a falar de novo. o escritor David Haziot fez uma pesquisa muita instigante para trazer à tona um Van Gogh desconhecido por muita gente. Esqueça o maluco que cortou a própria orelha e cometeu suicídio. Nesta obra vamos encontrar um Van Gogh fanático por pintura e religião, um homem com um humor peculiar e de extremos, genial e que teve muitas mulheres. Lógico que a tragédia faz parte da vida de Vincent Van Gogh, mas é a relação de apego e desespero ao irmão Theo e suas teorias brilhantes sobre como pintar e ver o mundo que chamam a atenção.

A Lei de Canon
autor: Mark Millar
ilustração: Ken-W
ano: 2014
editora: Mythos
Em minha busca por personagens diferentes no mundo dos quadrinhos acabei me deparando com mais uma surpresa da Editora Mythos ( Conan, Juiz Dredd): Canon Law.  Uma espécie de padre justiceiro que procura manter a ordem na Inglaterra futurista pós Juízo Final. Escrito pelo autor Mark Millar (Kik Ass) Canon é um religioso casca grossa que anda armado na rua e luta contra demônios que insistem em fugir do Inferno e aterrorizar as pessoas que estão no Purgatório. Tanto Deus quanto o Diabo dão às caras nas histórias que são hilárias e violentas. Até personalidades como Einstein, Júlio Verne e Sherlock Holmes aparecem nas loucas histórias deste anti-herói diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário