sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A Verdade Está Lá Fora: Arquivo X


Nunca uma frase teve uma força tão grande (e talvez, mais verdadeira) do que esta acima do nosso post. Pois é, a famosa série de TV Arquivo X está de volta. E posso dizer que pelos dois episódios pilotos que assisti tá muito massa!
Para quem nasceu depois dos anos 90 a série pode ser uma surpresa, mas para quem foi adolescente nesta época ver os agentes do FBI, Fox Molder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) na ativa novamente é mais que especial. Com seus sobretudos pretos e com cara seria os dois corriam os EUA em busca de evidências de alienígenas na Terra e de conspirações do governo para encobrir tal fato.
Criada pelo roteirista Chris Carter fez um enorme sucesso no canal Fox e depois na TV aberta (na época a série passou na Record e também na Rede TV). Durou nove temporadas de 1993 até 2002, foi quando o ator David Duchovny resolveu abandonar a série ( o programa continuou sem ele mas já não era a mesma coisa).


Qual era o lance do seriado, você que não conhece me pergunta?! Bem toda a história girava em torno do agente Fox Molder que resolveu entrar para o FBI para poder encontrar a sua irmã que desapareceu misteriosamente (Molder viu sua irmã desaparecer dentro de uma luz que invadiu o seu quarto quando criança). Para ele ela tinha sido abduzida por seres de outro planeta e isto virou sua obsessão.
O governo não gosta das investigações do seu agente e então o manda para um departamento chamado Arquivo X, lá Molder encontra vários casos curiosos que foram deixados de lado (ou encobertos) pelo governo envolvendo conspirações e fenômenos estranhos.

O agente Molder acaba por conhecer a doutora Dana Scully, que ao contrário do colega não acredita em nada (praticamente ela é uma cética). Scully tenta provar para Molder que tanto os alienígenas quanto as conspirações não existem. Mas, quanto mais ela trabalha com ele mais ela conhece coisas esquisitas que rondam o departamento.
O tema da conspiração (que hoje ganhou força com a internet) era o principal assunto da série e mobilizava muita gente na época em que foi exibida. As buscas de Molder em provar que existiam coisas além do nosso mundo racional praticamente fazia ele ter simpatia do público. Todo mundo torcia para ele conseguir provar que o governo não era confiável e escondia coisas da população. Infelizmente, sempre acontecia algo que acabava impedindo ele de chegar na verdade final.

O impacto de Arquivo X foi tão forte que depois começaram a surgir várias séries que copiavam o tema mistério/ conspiração/ fatos bizarros, como a famosa série Lost e as atuais séries Inter the Dhome e Lista Negra (que passam nas madrugadas da Globo).

A volta do Arquivo X aconteceu na semana passada no canal Fox tendo dois episódios  apresentando as novas aventuras de Molder e Scully. E posso dizer que os monstros e seres espaciais e o mistério governamental voltaram com tudo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário