quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Sessão Literatura: Contos Modernos de Natal

É 2015 está indo embora... para muitas pessoas este foi um ano meio que pesado: inflação em alta, desemprego, greves, tragédias ambientais, manifestações... os fogos do Ano Novo com certeza serão de muito alivio deste ano que se encerra!
Mas o que importa é que hoje é véspera de Natal. Vamos lembrar de coisas boas que aconteceram ( 2015 não é só tristeza). Faz um bom tempo que eu não volto com a Sessão Literatura, então resolvi pegar o clima natalino para falar de algumas obras que de certa maneira falam do Natal. Claro, que nem sempre da maneira piegas que a gente vê nos programas de TV. Por isto, escolhi os quadrinhos para esta missão. Então se você se interessar pode procurar nas bancas, livrarias e sebos alguns destes trabalhos. Feliz Natal e prospero Ano Novo!!!

Batman Noel, Lee Bermejo, Editora Panini, 2011.
O conto de Natal do autor Charles Dickens, já teve inúmeras versões no cinema, novela e desenhos e por isto, não é de se estranhar que nas HQs poderia ter suas versões. É neste quesito entra a  revista especial do Batman (Batman Noel 2011). Nesta versão Batman personifica o terrível e sovina Abner Skrooj. E assim como na história original ele ,o morcegão, tromba com os fantasmas dos natais passados e claro, acaba encontrando o sentido do Natal. As ilustrações de Lee Bermejo são muito belas e carregam no drama natalino.

Grandes Heróis Marvel 2: O Natal do Homem - Aranha, vários, Ed Abril, 1980.
Esta revista é da época em que os gibis da Marvel e da DC vinham em formato menor. A editora Abril espertamente resolveu lançar esta edição dos 'Grandes Heróis Marvel' reunindo vários episódios de Natal com os Vingadores, Quarteto Fantástico e claro o... Homem- Aranha. Os super-heróis nesta edição não combatem nenhum super vilão e tudo se passa na noite de Natal e como eles o comemoram. Muito divertido!

Juiz Dredd Especial de Natal, vários, Ed Mithos, 2013.
O especial de Natal do Juiz Dredd é com certeza a edição mais insana que já saiu sobre o tema. São sete historietas que mostram de forma hilária, como o juiz implacável de Maga City odeia o bendito Natal. Se vacilar ele até prende o bom velhinho por invasão de propriedade. Uma das histórias mais legais se chama de 'Escolha o Seu Natal' em que um pobre coitado vai comprar presentes no shopping e passa por um perrenge danado! Têm também uma paródia ao conto de Charles Dickens super bizarro! Vale apena ler.

Natal da Turma da Mônica, Ed. Panini, 2014.
Todo final de ano assim como a Globo exibe um especial do Rei Roberto Carlos, o Mauricio de Sousa sempre lança um especial da Turma da Mônica de Natal. E quer saber... é muito bom! A molecada sempre se diverte com os planos infalíveis do Cebolinha para pegar o coelhinho da Mônica mesmo no dia de Natal.Só para você ter ideia a primeira revista deste gênero da Mônica  saiu em 1970.


Nenhum comentário:

Postar um comentário