sábado, 7 de novembro de 2015

Ficção Cientifica à Japonesa: O Estranho Mundo de Shinya Tsukamoto


O cinema nunca deixa de me surpreender. As vezes temos que sair da caixinha dos velhos filmes americanos e buscar coisas novas. A própria Hollywood nos últimos anos tem se alimentado do que é produzido fora de suas terras. Vide sucessos como 'O Homen que Não Amava as Mulheres', filme sueco e que ganhou uma releitura norte americana ha alguns anos. Também temos os filmes de terror asiáticos como 'O Chamado' que ganhou uma versão made USA e que deu um gás aos desgastados filmes de fantasmas e monstros.

Eu e meu irmão (cinéfilo de carteirinha) assistimos sempre que podemos muitos filmes nos finais de semana e buscamos muitas vezes ver o que o cinema francês, alemão, russo, coreano, sueco e até indonésio tem produzido. Tem ora que a garimpagem dá resultado e acaba sendo a descoberta de alguma perola cinematográfica.

É neste ponto que resolvi fazer uma postagem sobre o cineasta japonês Shinya Tsukamoto. O nome pode até ser desconhecido para muitos, mas eu vou dizer: vale apena correr atrás de suas obras! A primeira delas eu descobri por acaso na internet e se chama 'Tetsuo: O Homem de Ferro'.
A película foi realizada em 1989 e se trata de um genuíno exemplo de filme de ficção científica bizarro. Filmado em preto e branco e com trilha sonora eletro-industrial, tem como história um homem que literalmente se funde a pedaços de metal até virar o tal homem de ferro do título. Porém, a transformação é violenta e assustadora. Só para citar um frame do filme, o tal homem de metal tem suas partes genitais substituídas por uma broca...

Este filme fez que Tsukamoto ficasse bastante famoso fora do Japão e ganhando honrarias em vários festivais de cinema fantástico na Europa. Seus filmes, contudo não ganharam tanto espaço em grandes mídias e por isto, é um dos cineastas do estilo cinema alternativo. Depois de 'Tetsuo' Tsukamoto ainda dirigiu 'Tetsuo: O Homem Bala' e 'Tetsuo: O Homem Martelo' todos durante os anos 90 e 2000.

Muitos tentam classificar os seus filmes, pois eles não são fáceis de assistir inicialmente. Alguns críticos o colocam no estilo terror gore ( terror com cenas com muito sangue e violência), outros o classificam como um diretor de ficção científica (a temática da robótica e muito comum em seus filmes), mas também, existem o que o colocam entre uma influencia do cinema expressionista alemão e até o cinema surrealista de um Buñuel.
Enfim, quem se interessar vale correr atrás e descobrir os trabalhos deste estranho e fascinante cineasta.

Cinebiografia de Shinya Tsukamoto:

Tetsuo- O Homem de Ferro (1989);
Hiruko- O Goblin (1991);
Tetsuo II- O Homem Martelo (1992);
Tóquio Porrada (1995);
Balé de Balas (1998);
Gêmeos (1999);
A Serpente de Junho (2002);
Vital (2004);
Neblina (2005);
Feminino (2005);
Detetive Pesadelo (2006);
Detetive Pesadelo 2 (2008);
Tetsuo III- O Homem Bala (2010).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário