sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Estranho Fenômeno Chamado Coringa


De tempos em tempos alguma figura cai no gosto popular. Pode ser uma estética artística, um estilo de música, uma gíria, um artista de cinema ou qualquer personalidade que mobilize a atenção. Qualquer coisa pode virar um ícone. Desde de claro, este ícone possa alimentar um tipo de desejo ou representar um ideal para uma sociedade.

Quem não lembra dos símbolos ligados a anarquia, ou até mesmo um sinal religioso ostentado por muitos fiéis? A cruz budista deturpada por Hitler pode ser o símbolo mais iconizado e conhecido neste mundo só para exemplificar o assunto.
Nos últimos anos uma figura ganhou um espaço entre camisetas, bermudas, filmes e até virou um ideal para algumas pessoas. Trata-se do controverso personagem dos quadrinhos da DC Comics: o Coringa!
O temível vilão psicopata que atormenta a vida dos cidadãos de Gotham City, se tornou tão popular entre jovens e crianças quanto qualquer personagem da mídia. Aliás, a fama do Coringa rivaliza com o peso da popularidade do próprio Batman (que para muitos não é um super herói correto e cumpridor de leis).
Hoje a cara branca,  o cabelo verde e o sorriso sinistro do palhaço do crime aparece até em mochilas e lancheiras de crianças. O mais estranho é que possivelmente o Coringa receba até mais uma torcida em prol dele do que do vigilante mascarado.

Talvez, o sucesso do personagem esteja mais em sua aparência do que em seus atos. Tem muita gente que morre de medo de palhaço de circo. Esta estranha fobia que vê em um personagem aparentemente alegre algo depressivo e ameaçador é bastante estudada por terapeutas e psicólogos. Imaginar que um ser que deveria divertir as crianças pode se tornar um monstro insano é mais comum do que se pode pensar.
Quantos aos atos do personagem... o palhaço do crime é conhecido por matar pessoas inocentes sem motivo nenhum (mata por prazer e crueldade) ao mesmo tempo ele desafia a justiça e põe em risco a vida de milhares só para sorrir no final do sofrimento alheio.

De uns tempo para cá criminosos do mundo real começaram a tatuar em seus corpos o rosto do personagem. Para as autoridades a tatuagem do Coringa simboliza que o meliante é um assassino de policiais. A vida imita a arte então? Será que todos os criminosos sonham em ser o palhaço do crime? Ha quem pense que proibir a divulgação do personagem ajude a barrar a violência que ele simboliza. Não é a primeira vez que os quadrinhos foram alvos de crítica de que causavam 'distúrbios' psicológicos e comportamentais em quem os consumia.
Porém, sabe-se que no caso do Coringa, não é os quadrinhos a sua principal divulgação no dias de hoje. Os filmes de Christopher Nolan que discutem abertamente a violência urbana e tenta levar os quadrinhos para uma realidade próxima da nossa mostram que certos indivíduos cometem atos terríveis sem pensar na dor de inocentes. E antes do Coringa existir, já existiam figuras lendárias e históricas que cometiam tais insanidades.

Em suma, o Coringa seria a simplificação simbólica de todos os criminosos que ganharam notoriedade: Gengis Khan, Calígula, Jack o Estripador, Hitler, Charles Manson... esta simplificação e ao mesmo tempo atraente e assustadora. Claro, que quando Bob Kane ( o criador de Batman) concebeu o Coringa não imaginava que ele se tornaria tão grande. O ilustrador teve como inspiração os filmes expressionistas alemães com seus tons escuros e personagens  bizarros como o Nosferatu.

Para potencializar ainda mais o personagem, a morte prematura e inesperada do ator Riff Ledger deram a dramaticidade que fizeram do Coringa um ser real.  Provavelmente no futuro estudantes de comunicação e marketing, psicólogos estarão escrevendo teses interessantes sobre o palhaço do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário