domingo, 30 de agosto de 2015

A Arte de Fazer Um modelo Para Estudo de Anatomia


Olá meus companheiros de blog! Antes de falar do projeto escolar de hoje quero propor uma reflexão sobre algo que me incomodou. Brasília está recebendo pela segunda vez a exposição 'Corpos Fantástico', exposição que pude conferir quando em 2009 ela estava no Park Shopping. Saber que uma exposição de tal magnitude e interessante sobre o corpo humano (e até a relação do corpo com a arte) não é todo dia que passa por aqui.
Um problema a meu ver foi transferir uma exposição importante para o shopping (mais uma vez) o Iguatemi que se localiza no Lago Norte. Enfim, para quem não mora nas imediações o deslocamento é mais difícil. Dizer que Brasilia é uma 'terra de gente de cabeça e rodas', para exaltar o número de carros que tem por aqui, não ajuda. Isto, porque a maior parte da população ainda depende de transporte público e dependendo do local acaba precisando de duas conduções.
O que estou tentando dizer é que, uma exposição como a 'Corpos Fantástico' acaba ficando algo elitizado, e para piorar, tem que desembolsar R$ 45,00, para ter o prazer de ver a referida exposição. Para um país como nosso que está passando por uma recessão (até que enfim  o governo admitiu o óbvio) curtir uma boa exposição fica complicada e ainda cria uma visão de que a população menos favorecida não deveria aprecia-la. Felizmente, a capital federal ainda é um dos estados em que não se costuma pagar para ver obras de arte, isso porque, as exposições que são promovidas por bancos são pagas previamente por correntistas. Quem sabe o CCBB ou a Caixa  Econômica um dia não promovem a exposição 'Corpos'.

CRIANDO UM BONECO PARA ESTUDO DE ANATOMIA
Aproveitando que a exposição 'Corpos Fantásticos' está por aqui, muitos professores aproveitam a chance para usa-la nas aulas de biologia. Uma professora da escola que leciono, me falou que queria usar na aula um boneco para fazer estudo de anatomia. Bem, um boneco de anatomia não sai barato se você for comprar em uma loja de artigos médicos.
Pensei um pouco e então tive uma ideia! Resolvi eu mesmo fazer um boneco para estudo de anatomia. Pedi uma ajuda na biblioteca com livros de ciência e pus a mão na massa. Ensino agora para vocês como fazer um OK!?

1-Peguei uma velha enciclopédia de estudo do corpo humano e depois de muito procurar encontrei uma ilustração de dois ângulos diferentes de um corpo humano.

2-recortei os dois corpos com uma tesoura.
3-criei um esqueleto feito com canudos de jornais

4- depois recobri o esqueleto com as ilustrações  criando assim um boneco tridimensional do corpo humano.

5- depois fiz um pedestal com base de papelão e com sobras de um canudo de jornal colei no centro.

6-Colei o boneco no canudo e assim ele pode ficar de pé.
Dei o boneco para a professora e ela utiliza em suas aulas com os alunos. Agora os próprios alunos farão os deles. Caso não consiga a ilustração de um livro pode baixar na internet onde existem milhares de imagens do corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário