domingo, 21 de junho de 2015

Cinema Nacional: Amor e Ódio

Dizem que o brasileiro tem estigma de 'vira lata', que é o país dos Tupiniquins, a terra do 'jeitinho' e por ai vai... vários são os termos depreciativos que nós mesmo usamos para nos identificarmos neste mundo. O próprio brasileiro não gosta de si mesmo e quando gosta é por motivos egoístas (tem gente que só canta o hino nacional durante a Copa do Mundo e se veste de verde amarelo em situações específicas).
Passa a Copa ou o período eleitoral e pronto... o nacionalismo (alguns preferem o ufanismo) vai para a gaveta e é esquecido. E não adianta dizer que a culpa é dos governantes ou da corrupção, enfim todos nós somos culpados do nosso país não ser um paraíso. E quando o assunto é cultura?
Muita gente odeia o Carnaval, mas puxa saco do Halloween norte americano, odeia as músicas do seu país mas adora cantar o inglês errado imitando artistas do outro lado do mundo. Ha quem diga que não temos cultura por que somente os europeus sabem o que é isso! Talvez, muita gente confunda formação cultural com educação ( até gente erudita comete este erro). Mas não é disso que eu quero falar hoje em nosso post
O nosso tema de hoje é o cinema nacional. Sim! Aquele cinema que muita gente não gosta, ou que acha ruim porque não possui a pirotecnia ou a grana das megas produções Hollywoodianas. Já ouvi muita gente falando que nosso cinema só serve para mostrar o que existe de pior em nosso país, ou que somente tem palavrão e mulher 'pelada'!
Vamos por os pingos nos 'is' então:
- Segundo uma estatística do FBI, 75% dos casos de assassinato por psicopatas ocorre em solo norte americano. Isto é, os EUA é o país com o maior número de psicopatas no mundo. E você diz: e Daí? Bem os norte americanos deveriam se sentir envergonhados por passarem por tal problema, porém eles lucram horrores com filmes sobre o tema da psicopatia (atire a primeira pedra quem nunca viu um filme do Hannibal Lecter ou do Jason). Para os norte americanos este tema não os aflige, além do mais os EUA nunca tiveram problema com visitação de turistas por causa disso (os EUA é o país mais visitado do mundo). Aí vem um brasileiro hipócrita e diz que filmes como 'Cidade de Deus' e 'Tropa de Elite' são ruins por mostrarem as favelas e a nossa violência urbana. Querem mostrar o quê, afinal? Um país justo e socialmente sem crise?
-Dizer que filme brasileiro somente mostra mulher nua e palavrão é esquecer que o cinema pornô teve a sua origem nos EUA durante a década de 70 e auge nos ano 80 com as velhas fitas VHS. O tal cinema brasileiro desprezado chamado de 'boca do lixo' que fez muita gente lotar os cine drive in era apenas uma emulação do cinema erótico norte americano e os filmes 'cabeça' feito pelos europeus (principalmente franceses e italianos). Dizer que somente o cineasta brasileiro faz filme pornográfico e esquecer que as produções antigas da frança e dos EUA já lidavam com este tema e até eram exibidos a exaustão nas TVs abertas antes da censura militar e do politicamente correto de hoje em dia. Por isto, antes de falar mal de um 'Amor, Estranho Amor' estrelado pela Xuxa deveriam saber que séries eróticas como 'Emanuelle' tiveram origem estrangeira e são até considerados filmes cult.
- Reclamar que filme brasileiro tem mais palavrões que diálogos é outra hipocrisia. Basta assistir um filme americano legendado e irá ouvir um monte de palavrões em inglês. É um shit pra cá, um mother fucker para lá... americano adora um palavrão! Como a maioria dos brasileiros assiste filme dublado (resultado do aculturamento da TV aberta que só passa filme assim) achamos que os filmes americanos não usam palavras de baixo calão. Na verdade, os dubladores encobrem os palavrões com a dublagem brasileira.
-Dizer que cineasta brasileiro só faz filme de comédia e outro engano. Existem outros gêneros cinematográficos que infelizmente por não terem uma produção da Globo acabam não chegando aos cinemas. No exterior, por exemplo, os norte americanos adoram os filmes do Zé do Caixão que é considerado por eles um mestre do terror. 
Enfim, não espero que este post mude o seu gosto (muita gente vai continuar a odiar o cinema brasileiro) mas espero que haja maior informação sobre o assunto. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário