quinta-feira, 12 de março de 2015

Birdman e a Queda dos Blockbusters No Oscar


Muito se comentou da última festa do Oscar de 2015. Faltou isso e aquilo, bla, bla, bla... O apresentador não foi dos melhores? Ok! Foi uma festa sem muita novidade? Claro que foi! Quem assistiu pela Rede Globo sentiu a falta de José Wilker (que sempre tinha uma opinião irônica e inteligente) em relação a pouca experiência do Lazaro Ramos? Sim!
Tudo isto foi comentado por vários veículos de comunicação, porém poucos notaram o que Hollywood vem fazendo nos últimos tempos: os filmes de blockbusters já não dominam as premiações. É só fazermos um pequeno retrospecto das últimas festas anteriores do Oscar, saem os filmes populares e campeões de bilheteria e entram os filmes 'desconhecidos' e de poucos espaços nos cinemas.

Desde a vitória do 'Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei', Hollywood tem dado de ombros para filmes grandiosos e de muita renda. O 'rei do mundo' James Cameron não conseguiu repetir o feito de 'Titanic' com 'Avatar', que prometia ser o grande campeão da noite aos uns 5 anos atrás.

A vitória de 'Birdman: Ou a virtude da Ignorância' nesta última festa foi um tapa na cara do cinemão feito de muita grana e às vezes vazio de conteúdo. O único filme com maior bilheteria 'Sniper Americano' saiu de mãos abanando. E olha que até eu pensava que desta vez Hollywood apelaria para o ufanismo (muito comum em filmes de guerra) e daria ao Sniper algum prêmio.
Se houve alguma injustiça, talvez, na minha opinião não foi para 'Boyhood' que apesar de bastante experimental com a ideia de filmar uma familia por 12 anos, em si era somente um filme melodramático que não faria feio em uma Sessão da Tarde. Foi 'Selma' que deveria ter tido uma olhada melhor e claro, 'Garota Exemplar'. Até mesmo 'Interestelar' deveria ter tido mais prêmios.

De toda forma quem não viu 'Birdman' deve assistir pois é muito bom! Com um Michael Keaton se auto parodiando e com cenas incríveis é de longe o merecido vencedor do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário