sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ariano Suassuna, Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro: luto na literatura


Em um país onde o analfabetismo ainda é uma mácula para o seu desenvolvimento, a morte de três grandes autores parece ainda mais aumentar nosso limbo na educação. No dia 18 de julho o escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro deixou uma obra inacabada no Rio de Janeiro. No dia 19 quem se despediu deste plano foi o psicanalista, teólogo e educador Rubem Alves em Campinas, São Paulo. Para piorar o que já era dramático, perdemos então o dramaturgo e romancista Ariano Suassuna.
Três grandes perdas para a nossa cultura. Talvez alguns nunca tenham tido um contato com as obras deste homens ( eu, por exemplo, Conheço mais os trabalhos de Suassuna e Rubem Alves), porém de alguma forma todos nós já tivemos uma relação de seus trabalhos.

Os educadores em geral acabam tendo que ler alguma das obras de Rubem Alves. Criador da Teologia da Libertação, Rubem Alves sobreviveu as perseguições políticas e tentou conectar a educação com uma visão mais humanística, e porque não dizer cristã.
Já o autor carioca João Ubaldo Ribeiro, ficou bastante conhecido por suas obras que foram transpostas para TV e o cinema. Romances como Sargento Getúlio e o O Sorriso do Lagarto foram sucessos nas telas do cinema nacional e principalmente em seriados que passaram na Rede Globo. Sua obra mais conhecida A Casa dos Budas Ditosos é até hoje encenada nos teatros brasileiros.

Mas o romancista Ariano Suassuna talvez seja o mais popular. Sua obra mais famosa O Alto da Compadecida já teve variadas versões em teatro, cinema e TV. A última versão mais conhecida estrelada por Selton Melo foi um dos maiores campeões de bilheteria nacional (mesmo tendo passado na TV meses antes). Fora uma versão feita pelos Trapalhões na década de 80 que foi o maior sucesso do período.
Vale apena ir em bibliotecas e livrarias conhecer o trabalho destes grandes mestres da nossa literatura.
Obras de João Ubaldo Ribeiro:
Setembro Não tem Sentido (1968)
Sargento Getúlio (1971)
Viva o Povo Brasileiro (1984)
O Sorriso do Lagarto (1989)
A Casa dos Budas Ditosos (1999)

Obras de Rubem Alves:
O que é Religião? (1981)
Filosofia da Ciência (1981)
A Alegria de Ensinar (1994)

O Medo da Sementinha (1987)
Ao Professor com meu Carinho (2004)
O Deus que Conheço (2010)

Obras de Ariano Suassuna:
O Auto da Compadecida (1950)
A Farsa da Boa Preguiça (1974)
Iniciação a Estética (1975)
Romance da Pedra do Reino (1972)
O Santo e a Porca (1974).


Nenhum comentário:

Postar um comentário