quarta-feira, 23 de julho de 2014

Arca de Noé: Verdade ou Mito?


Não existe história mais contada e comentada no mundo das mitologias religiosas que a famosa "Arca de Noé". Recentemente passou nos cinemas brasileiros um filme que conta de forma original ( e por isto, polêmica) está que é uma das histórias mais intrigantes da Bíblia.
Porém, como todo fato bíblico existe uma grande discussão entre os que acreditam piamente nos seus relatos do Gênesis e os que tratam como metáfora, ou fábula.  Não é de hoje que mesmo no seio da Igreja Católica existe um enorme estudo teológico e histórico sobre esta história. Por parte de pesquisadores nunca houve um consenso.

Há mais de três décadas que arqueólogos, teólogos, historiadores e diversos cientistas tentam provar ou desacreditar no "fenômeno de Noé". Para os geólogos e arqueólogos o diluvio é um fenômeno impossível de ter ocorrido (mesmo que a Terra tenha a maior parte de sua superfície coberta por água). Outro dado é que caso uma embarcação tão grande fosse construída não sobraria muito dela para ser preservado devido a pouca resistência da madeira ao calor e a umidade. De vez em quando algum historiador mais religioso diz ter encontrado a Arca, contudo os estudos de carbono 14 acabam provando que a embarcação é de origem sumeriana ou egípcia, mas nada da Arca de Noé que provavelmente seria de um período bem mais remoto.

Outro fato que causa polêmica é a origem real da história: sabe-se que em muitas culturas existem relatos semelhantes sobre uma arca e um diluvio universal. Na cultura sumeriana existe a famosa história de Gilgamesh. Gilgamesh teria sido um rei que previu um terrível diluvio na mesopotâmia. Para assegurar a sua sobrevivência e de seus parentes, construiu uma enorme embarcação que lhe salvou de um diluvio de 40 dias.

Na mitologia hindu, Manu (um bramane que ouviu os pedidos de Vishnu) construiu uma embarcação para salvar também seus entes queridos, na sua arca colocou um casal de cada espécie de animal e assim sobreviveu um longo período de um diluvio.
Na mitologia grega Deucalião construiu uma arca para também escapar da ira de Zeus, que desgostoso dos homens pediu para o seu irmão Poseidon derramar toda a água do oceano sobre o solo.
Fora estas histórias existem outros relatos em formato semelhante em culturas assírias, africanas... Será então que todos estes relatos falam do mesmo fenômeno? Seria então a prova que a Arca de Noé e verdade?
Um dos pontos que devemos atentar é que simbolicamente muitos signos podem ter um valor igual dependendo que o signo tenha um mesmo valor em qualquer cultura (alguns signos parecem iguais, mas na verdade possuem valor diferente de acordo com a cultura que se apropria dele).
Isto ocorre, por exemplo, com a imagem da caveira e a cruz. A caveira mexicana tem um valor totalmente diferente da caveira da bandeira do pirata. A cruz cristã não é a mesma da cruz celta e por aí vai...Pode ser que as diferentes arcas falem aparentemente de um fato comum, contudo cada cultura dará uma interpretação diferente para ele.
 
Outro dado relevante é que a maioria das histórias de arcas e diluvios surgiram entre tribos e comunidades que moravam próximas de rios: a história de Gilgamesh fala do rio Tigre, a de Deucalião do Mar Egeu, de Manu do rio Indo e de Noé provavelmente de um afluente próximo do rio Eufrates ou Nilo. Em suma, pode ser que tenha ocorrido uma cheia que é bastante comum em certos períodos de intensa chuva (no Brasil, por exemplo, as comunidades ribeirinhas passam todo ano por perigos de cheias dos rios onde fixam suas casas) e este fenômeno tenha inspirado estas histórias. Além disso, para estes povos naquela época uma cheia poderia ser interpretada como um maremoto ou um tsunami, visto que o pensamento mitológico servia para explicar estes fenômenos da natureza.
Talvez, ainda seja cedo para dar um veredicto final sobre a intrigante história de Noé. Para os céticos existem explicações cientificas, para os crentes existe a fé na autenticidade da Arca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário