sábado, 7 de junho de 2014

X-Men: Revistas X Filmes

X-Men | Quadrinhos, séries, filmes e games
Desde que foram criados por Stan Lee e Jack Kirb em 1963, os Fabulosos X-Men se tornaram o grupo de super heróis mais bacana das hqs. Tudo bem, que antes deles havia a Liga da Justiça e até mesmo os Vingadores, contudo os pupilos do Professor Xavier tinham um enorme diferencial em relação aos outros heróis uniformizados até então: a temática aberta da política e do preconceito.
Inspirados nos movimentos civis que surgiram na América naquele período, Jack Kirb e Stan Lee resolveram criar um grupo de seres super poderosos, porém marginalizados pela sociedade que não os compreendia. Toda a temática de X-Men gira em torno da aceitação e do medo ao desconhecido (no caso pessoas com estranhos dons vistas como doentes ou ameaça a sociedade sadia).

Eu os conheci na minha infância na década de 80 quando comecei a ter gosto de quadrinhos, graças a um amigo que colecionava revistas e me emprestava algumas edições da 'Heróis da TV' e 'Super Aventuras Marvel'. Para a molecada atual os X-Men praticamente surgiram de um desenho que passava na Tv Colosso nos anos 90. Fora os filmes que agradam direto o publico que não tinha uma certa ligação com os personagens através dos quadrinhos.

E aí que para mim o caldo desanda! Até agora nenhum filme dos X-Men ao meu ver tentou chegar perto da mitologia dos personagens das revistas. A começar com o descaso com alguns deles como o Noturno (que nos gibis era filho da Mística) e que por sua sagacidade às vezes assumia o comando dos X-men e até tinha um grupo próprio só dele o Ex-Calibur.
Outro personagem que eu pensei que iria mais longe era a Vampira ( em nenhum dos filmes ela adquire a super força roubada da Miss Marvel), fora que ela se torna um personagem bastante importante nas sagas dos X-Men do gibi (ela se casa com o Magneto e cria um grupo de Mutantes rebeldes).

Até mesmo o Ciclope se perdeu na trama dos filmes (nos gibis ele é pai do vilão Sinestro e pai do Cable, um mutante do futuro). Tudo bem que os X-Men possuem uma saga complexa e cheia de reviravoltas, mas pior reviravolta teve nos filmes onde grandes personagens perderam função ou foram ganhando versões pouco relevantes (nunca  aceitei o terceiro filme da saga por não mostrar o potencial total do Fanático que nos gibis era o irmão super forte e cruel do professor Xavier).
Assisti ao último filme e gostei, mas ainda sinto o gosto amargo de não ver os X-Men como eles realmente são (quem sabe quando sair um décimo ou vigésimo filme, material é que não falta no universo dos mutantes da Marvel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário