quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Arte de Desenhar 4: Em busca de referências


Faz um bom tempo que eu não posto alguma coisa referente a arte de desenhar. Bem, eu já falei de técnicas básicas (esboço) e tipos de desenhos que podem ser feito com variados métodos (esferográfica, carvão, nanquim...). Hoje eu falo de algo que em muitos manuais de desenho não é citado ou que alguns professores de arte nem sequer tocam no assunto, trata-se do que eu chamo de: modelo de referência.
Quando eu digo modelo de referência não eu estou falando dos modelos usados em desenho (seja o modelo vivo ou aquele boneco de madeira articulado e usado pelos artistas). Este tipo de modelo eu falarei mais adiante, o que quero deixar claro, é que todo o artista se inspira em alguém, isto é, tem o seu modelo de referência.

Saber quais são os seus modelos de referência é importante para o amadurecimento e profissionalismo do artista. Não saber quem são os seus artistas preferidos (como eles desenvolveram suas técnicas e como foi a sua vida) é quase na minha opinião um tipo de analfabetismo dentro da área de em que estou relatando. Um exemplo tipico eu percebo com alguns de meus alunos que gostam de desenhar ( ou melhor, copiar) um estilo e não sabem quem o desenvolveu. No caso vejo muitos alunos que desenham estilo mangá e não sabem quem é o desenhista na qual copiam e admiram o traço.
Um exemplo que percebo em alguns de meus alunos que gostam de desenhar mangá é não saber que foi o Akira Toriama que criou o personagem Goku, ou perceber que muitos meninos nem sabem quem foi o artista que criou o Naruto. Copia-se uma estética de desenho sem dar crédito ao criador.
É importantíssimo que o aspirante ao desenho possa fazer uma pesquisa e descubra como aquele artista que o inspirou desenvolveu a sua arte. Desde criança tive como influência a arte dos quadrinhos e  nunca vou  negar como a estética de artistas como Frank Miller (300, Wolverine), John Buscema (Conan), Milo Manara (Le Kama Sutra) além dos pintores Caravaggio, Bosch, Frida Kahlo e Salvador Dalí serviram como base para o meu estilo.
Logicamente que o meu traço não é uma copia destes artistas, aliás, ser influenciado por um artista não significa copiar e sim perceber semelhança de ideias de expressão entre a sua arte e a dele.
OBs: Estes são os meus últimos trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário