quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Passado e o Futuro da Arte


Brasilia está fervilhando! Pelo menos é o que estou sentindo no que diz respeito as artes plásticas. Quem está bem informado sabe da exposição que tomou de conta do CCBB recentemente. Intitulada de "Mestres do Renascimento", é uma grande oportunidade para nós do DF podermos ver de perto os trabalhos de grandes artistas que somente são visto por seletas plateias ou em livros.

Nesta exposição é possível ver de perto obras de Rafael, Botticelli e Leonardo Da Vinci. Além destes artistas existe também, a chance de apreciar trabalhos de artistas, que pelo menos, para uma maioria tem nomes desconhecidos. Cronologicamente percebe-se na exposição um traço da arte medieval em seus últimos dias até o auge do renascimento italiano e chegando por fim ao Maneirismo.

O cuidado ao retratar o corpo humano (muitos artistas capricham nas mãos, olhos e no rosto de retratados) acaba sendo a principal característica estética desse movimento, que antes de tudo, tinha as bases clássicas romanas como influência.

Em outro extremo também apreciei a exposição que estava ocorrendo no Museu da Republica. Intitulada de "Arte Tecnológica" era uma nova perspectiva em relação ao que chamamos de arte. Longe do artesanal e do trabalho patente manual dos pintores da Renascença, a exposição do Museu da Republica foca os recursos que a informática possibilita para os artistas modernos.

Os computadores, slides, data shows e spots de luzes se tornam como pinceis nas mãos dos programadores que hoje seriam os nossos pintores atuais. Não deixa de ser curioso em nosso mundo onde os celulares, smartphones e internet são nossas armas de comunicação e que por muitas vezes são vistas como mero intretenimento.
Se você estiver no fim de semana em casa sem algo para fazer, vá a essas exposições e pense no passado e no futuro da nossa arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário