sábado, 26 de outubro de 2013

A arte de Criar obras de Tecnologia Analógica


Aproveitando a deixa de minha postagem anterior sobre o passado e o futuro da arte, resolvi relembrar meus primeiros trabalhos de arte e tecnologia que fiz na faculdade aos uns cinco anos atrás. Muita gente deve não entender ou apreciar o que chamo de Techno Art, isto é, trabalhos artisticos feitos com suportes não tradicionais como o lápis, tela, tinta e pincel.

Os primórdios da Techno Art  começam com as experiências de câmara escura e clara usadas por pintores como Dürer e Vermeer, passando posteriormente as primeiras máquinas de fotografar de Daguerre até o uso da TV por Nan Jun Paik. Tudo iniciando no final do século XIV até o século XX.
Muito chão foi percorrido até os desenhos 3D que vemos no cinema ou as pinturas óticas feitas no computador por exímios programadores. Até mesmo os videogames seriam uma evolução do desenho e do cinema simultaneamente.

Você então do outro lado solta aquela pergunta: E daí ?! Se você gosta de manipular fotos no photoshop, ou gosta apenas de fotografar no celular e compartilhar o seu trabalho, ou gosta de programas que fazem animações, então... você pode se considerar um techno artista!
Graças as novas ferramentas da informação muita gente que não teria habilidade com um lápis, hoje pode desenhar usando programas de computador. Tem gente que de brincadeira pode tirar fotos tão sensíveis e belas quanto um fotografo profissional.

Lembro das minhas primeiras experiencias com video, na qual usando dois video cassetes, uma mesa de som de 16 canais, uma TV e uma filmadora analógica podia se ter uma ilha de edição precária, mas estimulante para fazer filmetes para exibir na faculdade.Fiz muitos clipes caseiros só com estas ferramentas. Hoje muita gente somente com um computador ou um celular e um programa esperto fazem videos bem bacanas.

De uns tempos para cá comecei a brincar com o Paint Brush (aquele programa que vem nos computadores e que o pessoal usa para desenhar) muita gente desdenha deste programa, acha que é coisa de criança ou algo ultrapassado. Bem percebi que com ele posso fazer muitos desenhos legais e bem experimentais, basta usar todos os recursos que ele oferece e então... dá pra fazer uns trabalhos maneiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário