sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Estranha Caixa Surrealista e o Século XX


Não existe melhor momento para o mundo das artes, segundo a meu ver, do que o imprevisivel e assustador século XX. Confesso que não via a hora de falar para os meus alunos sobre as vanguardas européias. Não que eu não aprecie os outros momentos históricos da arte, mas existe algo de mais familiar na arte feita no período entre guerras.
Vejamos o que temos de mais atual e que se manteve desde os idos de 1907 (data que costumo dizer que foi seminal tanto para as artes - com o cubismo de Picasso- quanto para a ciência - as teorias de Albert Einstein): a arte mais estilizada e menos apegada ao academicismo persiste nos trabalhos de artistas conceituais e na arte dos quadrinhos e cinema; os estudos da neurociência que começaram com os trabalhos psicanaliticos de Freud; o pensamento iconoclasta de Friederich Nietzche e os trabalhos artisticos dos expressionistas e dadaistas (principalmente Duchamp); os conflitos armados desde as primeiras grandes guerras e os atuais conflitos entre Ocidente e Oriente ( EUA X Iraque e EUA X Coreia do Norte); o surgimento de grandes metrópoles do passado (Paris, A Inglaterra vitoriana e Nova Yorque) as mega cidades atuais das potencias emergentes (Bombaim e a Taiwan) ao lado de continentes cada vez mais empobrecidos e desestabilizados.
Quanto mais eu vivo o presente mais eu sinto o cheiro do passado remoto do inicio do século XX em nossas vidas. Não por acaso as artes destes artistas por mais que sejam criticados são ainda a base da arte atual. Nao há como não perceber na ilusão do cinema de 3D, os filmes de terror de imagens sépia e nas interpretações over um reflexo do cinema expressionista alemão e suas pinturas distorcidas e impactantes.
O imaginário do mitológico do monstruoso que o mundo da fantasia expõe em revistas em quadrinhos e desenhos animados que migraram das pinturas de Dalí  e George de Chirico.

Sendo um pouco mais especifico, pretendo falar aos meus alunos sobre o Surrealismo ( a influência literária da 'Interpretação dos Sonhos' de Sigmund Freud e o estudo do erótico, principalmente o apelo da masturbação que aparece nas obras de Dalí e em filmes como  'O Cão Andaluz' de Boñuel. Antes disso apresentei as obras expressionistas de Munch e a tenue relação que todos os movimentos de vanguarda tem em comum: a percepção do caos gerado pela guerra e a fuga da realidade!
Não á toa que os métodos dadas serão tão comum em trabalhos escolares ( o decalque e as brincadeiras de poesias feitas de recorte de jornais), o ser humano tenta de certa forma fugir de regras estabelecidas e parte para uma pseudo anarquia em que 'tudo' é permitido.

Para os meus alunos pretendo propor um trabalho artistico que denomino de Caixa Surrealista ( a inspiração veio de alguns trabalhos de Duchamp na qual ele criou miniaturas de suas obras mais conhecidas e colocou-as em caixas como um brinde ou surpresa). Tudo bem que Duchamp nunca se pronunciou como um surrealista, mas não ha como não ver uma relação do telefone lagosta de Dalí e os seus readymades.
Dicas para a confecção da caixa:
-utilize uma caixa de MDF ou de sapato como suporte;
-revestir a caixa com papel de ceda e colagens de revistas de imagens que lhe tragam estranhamento ou desejos intimos ( pode ser imagens aleatórias também);
-dentro da caixa cole com super bonder miniaturas ou bonecos de plastico e outros objetos que parecem não terem uma relação entre si, e pronto! você terá a sua caixa surrealista.

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