sábado, 16 de março de 2013

Sessão Quadrinhos: Heróis Endemôniados

Geralmente o sinônimo de herói está conectado a luz, a bondade e a honestidade. Para muitas pessoas o herói é puro altruísmo e amor. Do Super Man até o Homem-Aranha, o herói tem que ser o cara que salva a pátria e ainda fica com a mocinha no final da história e tem a pinta de galã de novela. Claro, que nem sempre esta imagem pode ser vista como definitiva. Talvez, pela nossa herança vinda dos mitos dos semi deuses gregos, a imagem do invulnerável e do apolineo herói galã e forte ainda esteja entranhado em nosso incosciente coletivo.
É talvez, para quebrar as regras é que surgem os 'anti-heróis', ou heróis que nem de longe refletem esta imagem de bondade, ingenuidade e luz. No caso eu pesquisei e encontrei alguns personagens de quadrinhos que tem como caracteristica a feiura, e por mais polêmico que seja um pezinho no Inferno! Quem diria que um dia o mundo da fantásia produziria os chamados heróis endemôniados que fazem sucesso com as galeras:


Devilman
Este foi o primeiro personagem de quadrinhos que tem como principal caracteristicas ter poderes vindos do Inferno. Devilman surgiu da mente insana do desenhista de mangá Go Nagai e com muito sucesso virou anime em 1972. Trata-se da amizade e luta entre dois amigos (Akira e Ryo). Akira é timido e covarde, enquanto Ryo é corajoso e forte. Um dia Akira recebe poderes fornecidos pelo Inferno e se torna o temivel Devilman ( um demônio que pode destruir a Terra e que tem que matar outros demônios e monstros) para piorar as coisas Ryo é na verdade Lucifer. Segundo uma profecia os dois amigos terão que lutar para ver quem fica de posse do Inferno e poderá no futuro destruir a Terra. O personagem virou desenhos e até um filme que pode ser encontrado na internet.


Constantine
É um dos personagens mais bacanas de Hq de terror. O personagem já virou filme e é o principal representante dos quadrinhos adultos da DC Comics. Johnn Constantine é um ocultista (bruxo) que vive se metendo em confusões sobrenaturais devido um pacto que fez com o Diabo. Para não ir para o Inferno ele trava luta contra monstros e seres de outro mundo. Frio e mal carater, Constantine nem de longe sonha em ser um herói bonzinho e por isto, suas histórias são recheadas de critica ao politicamente correto e aos costumes do mundo pop.

HellBoy
 O 'garoto infernal' como diz o titulo é um outro personagem bizarro e louco dos quadrinhos atuais. Criado pelo desenhista e roteirista norte americano Mike Mignola em 1991 para a Editora Dark Horse, HellBoy tem como caracteristicas físicas o corpo de diabo com chifres cortados e uma mão direita feita de pedra. Todo vermelho e assustador, HellBoy resolve misteriosos casos que envolvem monstros e outros seres abissais. Trabalhando como um agente secreto de um grupo que procura preservar a humanidade, HellBoy tenta ser o mais humano possivel e até namora uma garota. Porém, como é muito feio as pessoas tem medo e o tratam como inimigo.

Motoqueiro Fantasma
Apesar dos filmes atuais o Motoqueiro Fantasma surgiu pela primeira vez em uma revista em 1972, pelo traço do desenhista MIke Plogg e os roteirista Roy Thomas e Gary Friedrich, para a Marvel Comics. Muitos afirmam que o personagem era uma reivenção de um antigo personagem que a Marvel tinha e não fazia sucesso na época. Na saga do Motoqueiro ele é Johnny Blaze um acrobata que faz malabarismo com motocicleta e que não se conforma com a morte de seu pai. Mefisto ( um demônio que faz desejos) promete para Blaze que seu pai não será tocado pela morte se ele fizer um pacto dando a sua alma em troca. Assim, Johnny Blaze vende sua alma ao Diabo e se torna o Motoqueiro Fantasma com sua aparência cool de caveira flamejante e jaqueta preta.


Spawn
O Spawn (cria do Inferno) surgiu em 1992 pelas mãos e roteiro do desenhista Todd Mcflane. Principal representante do que parecia ser a revolução dos quadrinhos dos anos 90 promovida pela Editora Image. A saga do personagem é uma mistura de Dívina Comédia com Devilman, conta a história do agente do governo chamado Al Simons, que passa boa parte de sua vida matando pessoas. Um dia graças a traição do governo Al Simons é morto. O pior vem depois, ele para no Inferno para pagar por todos os assassinatos que cometeu. Lá ele conhece um terrivel demônio chamado de Malebolgia, que lhe promete restaurar a sua vida desde que este comande uma horda de demônios contra a humanidade e o Céu. No fim, Al Simons vira o Spawn e na Terra ele tem super poderes e luta contra monstros e anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário