quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TV & Cinema nas Férias

As ferias de janeiro estão acabando. Como é ruim, saber que o descanço e a tranquilidade ficarão para trás. Para os estudantes, por exemplo, logo começarão as aulas e os 200 dias letivos que parecem intermináveis. Para os trabalhadores em geral, é encarar 365 dias sem descanço até o final do ano novamente. Mas calma... ainda tem o carnaval em fevereiro e alguns feriados duranteo ano (se bem que a maioria este ano irá cair no fim de semana! Putz!).
Para apaziguar as coisas especialmente para os que não viajaram ainda podesse curtir coisas bem legais. Na tv acabo estão passando reprises de séries muito legais e que só serão vistas na moribunda tv aberta provavlmente no proximo semestre. Nos cinemas, tem filmes bem bacanas para todas as idades e gostos. Ai vai uma lista de seriados e filmes que vale apena assistir antes do fim das férias:

O Retrato de Dorian Gray
Direção: Oliver Parker
Data de produção: 2009
Este é mais um filme que tenta adaptar a obra do romacista Oscar Wilde. Não tendo a divulgação merecida nos cinemas, hoje podesse assisti-lo na internet pelo youtube. Para quem não conhece o famoso livro, vale apena ler e depois ver o filme. Dorian Gray é um rico aristocrata inglês que tem um retrato seu feito por um pintor amigo. Com o tempo Dorian percebe que não envelhece como os meros mortais e assim sendo passa a sua vida toda vivendo de forma hedonista. A obra de Wilde´era uma critica a sociedade inglesa do século XIX e suas afetações e superficialidades.

A Metamorfose
Direção: Valerin Fokin
Data de produção: 2002
Um dos primeiros livros que eu li na adolescência e que me marcou para sempre. A Metamorfose é um dos maiores livros da literatura mundial escrito por Frans Kafka. A versão cinematográfica do filme também está disponivel no youtube. Para os que não conhecem a obra, trata-se da triste historia do personagem chamado Gregor Sanza ( um arrimo de familia pobre que trabalha para sustentar os sonhos da irma e dos pais). A sua profissão de caixeiro viajante não é nada promissora e o pior, o cara vive sendo cobrado pela familia e o patrão. Um dia após acordar de um noite de sono, Gregor percebe que se transformou em um inseto e passa a ser hostilizado pela sociedade. Vale apena assistir, ainda mais que o filme não apela para efeitos visuais e sim, somente na interpretação comovente dos atores russos.

O Hobbit
Direção:`Peter Jackson
Data de produção: 2012
Sucesso nos cinemas, a trilogia do Senhor dos Anéis, ha muito tempo estava sendo aguardada os novos filmes em torno da obra do escritor J.R.R. Tokien. Com efeitos 3D super legais, o filme O Hobbit tem tudo para agradar os fãs dos livros do escritor inglês. A nova aventura começa antes da Sociedade do Anel. Quando o hobbit Bilbo Bosseiro é recrutado por Gandalf para ajudar a encontrar um temivel dragão. Muitos personagens conhecidos dos outros filmes anteriores aparecem novamente ( como o Golum e o rei dos elfos). Ainda está passando nos cinemas.

João & Maria, Caçadores de Bruxas
Direção: Tomy Virkola
Data de produção: 2012
Adaptação hardcore, do conto infantil dos irmãos Grimm, na qual João e Maria (Hansel e Gretel, nomes originais em alemão) escapam de serem devorados por uma bruxa malvada quando crianças. Adultos, resolvem perseguir monstros e feticeiras para impedir que o mal domine a floresta. Para quem gostou das recentes versões que sairam da Branca de Neve a ideia de releitura é a mesma. Ao contrário dos livros infantis tradicionais a versão de Hollywood previlegia mais a ação. Por outro lado esquece temas moralistas que as obras dos Grimm davam ênfase ou pareciam transparecer como a maioria acreditava (muitos literatos reavaliaram as obras dos Grimm e propõem que os temas voltados para a sexualidade e a morte já existiam em suas obras, porém foram suavisados com o tempo).

Game of Thrones
Emissora: HBO
Data de produção: 2011
Serie ótima da HBO e que injustamente é comparada a Senhor dos Anéis. Ao contrário da obra de Tokien, Game of Thrones é totalmente inspirada na guerra de cem anos que mudou a Idade Média. Sem presença de seres mágicos ou monstros, a obra de G.R. Martin é uma constante luta por poder através de traição, conspiraçao e batalhas. Tudo começa quando Ned Starks ( um rei vassalo) é convocado pelo rei Robert para ajuda-lo a manter o poder sobre os Sete Reinos. O problema é que todos os reis de outras regiões cobiçam o Trono de Ferro (capaz de unificar todos os reinos e gerar um único soberano). Ned acaba tendo que lutar pelo rei e pela proteção de sua familia. Vale apena assistir.

Elementary
Emissora: Universal channel
Data de produção: 2012
Para quem já achava o bastante a nova versão do Sherlok Holmes no cinema. Estreou esta serie nos EUA, com um diferencial, agora Holmes vive na contemporanea Nova York resolvendo casos impossiveis. Neste seriado Sherlok Holmes é um ex-detetive com serios problemas com as drogas. Para coloca-lo devolta para a sociedade, a policia pede ajuda a doutora Watsom (sim, nesta versão Watsom é uma mulher!!!) e assim usa as suas habilidades em dedução para solucionar os crimes mais estranhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário