domingo, 20 de janeiro de 2013

O Discurso da violência e o Mundo do Entreterimento


Mal o ano havia terminado e nos EUA ocorreu mais uma cena de massacre em uma escola. O presidente Barack Obama tenta com propostas freiar o consumo de armas que para os norte-americanos tem haver com fatores culturais e sociais. As grandes fabricas de armas para sairem ilesas resolveram colocar como bode expiatório do aumento da violência nas cidades americanas o consumo de jogos eletrônicos, filmes e histórias em quadrinhos.

Aliás, sempre que ocorre um destes disturbios, os conservadores norte-americanos sempre costumam culpar a midia de entreterimento como causa de tragédia. Na década de 50, por exemplo, o rock era o culpado pela violência e a deliqüencia juvenil. Depois os quadrinhos foram eleitos os responsáveis pela mesma deliqüencia nos anos 60. Nos anos 80 o culpado já era os filmes de ação e violência capitaneados pelos Stallone e outros brutamontes de ação. Agora nos anos 2000 com o aumento de computadores pessoais e do video game, os jogos eletrônicos são os responsavéis pelos massacres nas escolas.

Muitos psicólogos e orientadores educacionais, com conceitos conservadores semelhantes acabam concordando com estas ideias, que no final acabam sendo frageis e sem nenhuma sustentação. Oras, se realmente a culpa da violêcia fosse os gibis, jogos eletrônicos e filmes, a sociedade toda se mobilizaria e pararia de consumir (já que ninguem quer viver em um mundo violento). Nenhum pai quer estimular o mal em seus filhos e sendo assim como quem manda é a maioria a industria de entreterimento seria obrigada a parar de fazer produtos que prejudicassem a saúde mental das crianças.

Mas então por que isto não ocorreu? Pelo simples fato de que não é verdade. No fundo a sociedade sabe que culpar a industria de entreterimento como provocadora da violência urbana é tapar o sol com peneira! Existe algo muito mais complexo em jogo e sabemos disso. No caso dos EUA a violencia, como eu falei tem haver com fatores culturais e sociais. Em algumas cidades americanas é permitido o porte de arma e até o treinamento de crianças com elas (uma herança comportamental que veio do velho oeste). Segundo, os EUA é um dos maiores produtores belicos do mundo ( existe um enorme lucro entorno do mercado armamentista que os americanos financiam ). Terceiro, a violência dos gibis e filmes é mais um reflexo da sociedade que a cria e não o contrário.

O governo americano recebe muito apoio financeiro dos fabricantes de armas e por isto, fica de mãos atadas. A maioria dos politicos republicanos e até alguns democratas são de empresários do ramo das armas. Além de outro fator de que em uma sociedade muito competitiva o surgimento do bullying  é quase uma reação a cultura do mais forte sobre os fracos. Não é a toa que nos últimos anos houve tantos ataques às escolas e até massacres em empresas por empregados mentalmente perturbados.
Uma outra questão que muita gente não discute é se realmente existe ou não um aumento da violencia nas grandes cidades. Se compararmos a historia da humanidade na terra até aqui, podemos perceber que em nenhum momento houve paz neste planeta. Tirando os mitos que falam de uma era de ouro ou de um paraiso biblico na terra, em todas as eras e epocas houve conflitos armados entre nações em varias partes do mundo. Se analisarmos que o conceito de Direitos Humanos foi pensado somente a partir do século XVIII, e que instutuições como a ONU e a UNICEF são recentes em nossa era, podemos pensar que no periodo em que viveram generais como Gengis Khan e Alexandre O Grande, o mundo era muito mais vieolento e anarquico.

Em outras palavras, é um absurdo dizer que o mundo está mais violento! Pelo contrário, ele sempre foi assim. O que ocorre é que no mundo em que existe grandes veiculos de comunicação, podemos hoje saber que ha guerra na Somalia assim como sabemos que existe conflitos no Rio de Janeiro e em Sâo Paulo. Antes da internet e da televisão, as nações viviam em saparados acreditando que o mundo era pequeno e achatado. Depois que os navegadores como Colombo perceberam que o mundo era bem maior que imaginavam aí sim, passamos a saber o que acontecia em outros locais do planeta.
Por alguma razão a sociedade tem um fascinio pela violência, o que explica os telejornais darem mais ênfase em fatos que relatam mortes. A impressão que se tem é que o mundo mergulhou em um caos e que para ( os mais religiosos fanáticos) o  mundo estaria em seu estágio final.
Sei que posso estar falando bobagem, porém ainda é mais bobagem achar que por causa de um filme ou de um jogo de video game toda a humanidade mergulhará em um armagedom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário