sábado, 3 de novembro de 2012

A Arte de Confeccionar Esculturas de Papel: Paper Craft



Faz um bom tempo que eu não tocava no assunto de trabalhar projetos de artes na escola. Como já estamos no mês de novembro, prometo que nestas proximas postagens eu mostrarei alguns trabalhos que fiz recentimente com os meus alunos.
Talvez vocêque esteja do outro lado possa colocar estes trabalhos em prática na sua escola, ou como diversão pessoal. Hoje eu abordarei o tema do Paper Craft. Para os que não conhecem, trata-se de uma tecnica de confecção de esculturas de papel. Inicialmente não há qualquer comparação entre o paper craft e o origami.

Isto porque o origami é uma tecnica de dobradura de papel, em que não  ha cortes de tesoura ou uso de cola ou encaixe. No caso do kirigami o maximo que se usa é alguns recortes de tesoura. Em se tratando de paper craft, a tecnica consiste em recortar, dobrar e colar.
Existem sites que disponibizam bonecos de paper craft que precisam somente serem 'baixados', imprimidos e depois trabalhados com estilete, tesoura, cola e verniz. No meu caso eu mesmo aprendi a fazer os meus proprios paper crafts. Com uma folha branca, compasso, caneta e regua é facil você criar o seu.
Estou mostrando um robô que fiz com papel criativo e alguns palitos. Inicialmente deve-se usar uma regua para fazer as medições das peças. Estas peças precisam ser geometricamente bem simetricas, pois na hora do encaixe caso as medidas das arestas das peças não forem proporcionais a montagem será ruim.
Neste caso as peças tem que ter forma cúbica ( o formato caixote e mais facil de medir as arestas já que em um cubo todos os lados devem ser iguais).

Depois de desenhar as peças deverá em seguida corta-las com estilete e depois fazer ajustes com tesoura. Com o uso de cola montará as peças. Por ultimo faça os encaixes necessarios e pronto! Esta feito o seu boneco de papel.
Como sou chegado em coisas diferentes, constui um robo todo articulado  e assim para isto fiz uso de palitos e fiz furos em partes de encaixe dos braços e pernas do robô. Quem curtiu este projeto pode enviar sugestões ou dar dicas de montagem OK!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário