segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sessão Sai Capeta: O Grotesco e os filmes de Terror


Já faz um bom tempo que eu não voltava com a nossa Sessão Sai Capeta. É aqui que relembramos e discutimos o grotesco, o insólito e o bizarro na arte ou em qualquer linguagem de expressão humana. No caso o nosso tema será o grotesco nos filmes de terror. Vi recentimente o ultimo filme do diretor Ridley Scott o 'Prometheus' e também o ultimo filme da franquia 'Efeito paranormal 4'.
 De longe gostei do filme do Ridley Scott ainda mais que ele trouxe para uma geração que não conhecia o temivel Alien. Tem tanta cena horripilante no filme que fica dificil dizer qual é a mais bacana: os temiveis protozoários gigantes que entram por goela a dentro dos pobres astronautas, ou a cena em que a heróina do filme tem que fazer um aborto temendo que da sua barriga nasça um terrivel monstro...não posso dizer mais (tem que ver o filme mesmo).

Já o 'Efeito Paranormal 4' tenta manter o clima dos primeiros filmes (confesso que gostei mais da terceira parte, por achar que finalmente seria a ultima). O velho estilo falso documentário parece meio repetitivo e nada de novo acontece no filme. Somente alguns efeitos especiais parecem surpreender em certas medidas. Enfim quem gosta...
Porém não só estes filmes possuem cenas grotescas interessantes. Vamos nos lembrar dos velhos filmes dos anos 80, em que os efeitos eram animatronicos e até simples em alguns momentos. Filmes como Hellraiser (1987) do escritor Clive Barker e os terriveis Cenobitas até hoje assustam a quem vê os filmes.

Outro que entrou no inconsciente coletivo e deixou 'saudades foi o Fred Krugger no primeiro 'A Hora do Pesadelo' (1985)  e claro, 'A Mosca' (1988) de David Cronnenberg.
Outro filme marcante era 'A Hora do Espanto' (1985) em que um vampiro procurava de todas as maneiras matar um jovem que havia descoberto o seu segredo. Depois deste somente 'Dracula de Bram Stoker' (1989) de Francis Ford Coppola mostraria um vampiro tão violento e cruel.
 Cada filme desses tinha uma ou mais cenas que tinham algo de insolito e tão grotesco que deixaria qualquer pintor surrealista assombrado. Por falar em Surrealismo não ha como não esquecer do filme 'Alucinações do Passado' (1990) de Adrian Line onde um ex-soldado do Vietnã, retorna para os EUA com delirios e alucinações que beiram as pinturas de Dali e do pintor Francis Bacon. Para terminar um filme que não é de terror mas possue cenas insólitas é o filme musical 'The Wall' (1979) dirigido por Allan Parker é que retrata a viagem aterradora de um músico conturbado ( o grande  ponto está na trilha do grupo Pink Floyd).
Se você nunca assistiu a estes filmes veja e se diverta bastante com eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário