sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sessão Papo Cabeça: Edir Macedo e as suspeitas Auto biografias


Recentimente adquiri um livro sobre personalidades famosas chamado de 'As 100 Maiores Personalidades da História'. O livro escrito pelo cientista e escritor Michael H. Hart tenta traçar a evolução da humanidade apartir de pessoas que em varias areas marcaram o mundo. Controverso o autor logo diz que a personalidade mais importante da humanidade não é Jesus Cristo... e sim Maomé!

O mais bacana do livro é tentar ver que muitas personalidades mesmo com grandes trabalhos como Leonardo Da Vinci são desconsiderados ( e o autor explica o porque de suas escolhas). O estudo da vida de uma celebridade histórica requer uma grande pesquisa e  claro, na maioria das vezes um contra balanço entre os que falam bem e os que falam mal do biografado.
Nos ultimos anos tem aparecido inumeros livros de biografias de pessoas importantes e também muita picaretagem no meio. Costumo dizer que os melhores livros de biografias são das personalidades que já morreram, pois assim não podem se defender das criticas e nem manipular as informações.
E aí que entra o meu desconfiar nas auto biografias. Aqueles livros em que o biografado ele mesmo escreve a sua história ou paga para alguem fazer isto. As maiorias das auto biografias são um show de prepotencia e falta de humildade dos biografados ( eles mostram a sua propria vida com um ar de novela e heroismo duvidosos).

Um dos exemplos bem drásticos são as auto biografias da Lady Gaga e o  do emblemático bispo Edir Macedo. Duas figuras que alem de estarem vivas tem muito ainda o que deixar de material para poderem ter suas biografias. Lady Gaga, por exemplo, só tem quatro discos gravados e a trajetoria se comparada a outros artistas como um Bob Dylan ou Michael Jackson é muito prematura para se darem um trabalho de escrever alguma coisa. Quem sabe quando estiver com uns 14 discos gravados e bem velhinha...
Já o nosso 'querido' bispo... Todo mundo sabe como Macedo ganhou a sua fortuna: milhares de pessoas humildes, sem instrução e de problemas sociais  são o pilar de sustentação da carreira bem sucedida do dono da Record. Sem preconceito eu penso que duas coisas proliferam a exaustão na periferia: botecos e igrejas da Universal.
 
A falta de oportunidade de boas escolas e o não contato maior com os livros fazem que a população carente busque ajuda nestes lugares. Eu ainda sonho com a maior construção de bibliotecas publicas em periferias para aplacar estes sangue sugas que aproveitam da população. Nem mesmo a Igreja ´Católica consegue ir além do absolutismo, com as biografias do Papa Hatzinger (que nem de longe reflete o carisma e o poder de João Paulo II).
Na maioria das auto biografias o biografado se faz de vitima da sociedade e posa de herói. É o incompreendido e um gênio não percebido pelo mundo. Na auto biografia do bispo Macedo ele se diz vitima da imprensa que o julgou como um criminoso e transforma a sua prisão como uma reflexão espiritual (como se todo criminoso virasse Buda depois de ficar em uma cela fria e cheia de grades...). Depois 'magicamente' o cara descobre como fazer fortuna com palavras de motivação e citações estrategicas da Biblia. Daí para frente é dinheiro e compra de emissoras de Tv...
Enfim, sei que muitos torcerão o nariz a esta postagem. Porém, acredito como fã de biografias que podemos ter acesso a livros bacanas e bem legais de personalidades que de alguma maneira deixaram a sua marca na história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário