quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Delicada Relação da Arte e o Mundo


Os atuais disturbios na Libia sobre o filme "A inocência dos Muçulmanos" me trouxeram uma reflexão sobre a Arte e o poder e sua função em nossas vidas. Um dia um aluno me perguntou para que servia a Arte afinal de contas, eu lhe disse que simplesmente a 'Arte não serve para nada, mas não podemos viver sem ela'. Ele então me olhou contrariado e me perguntou: 'Como pode algo que não serve para nada e ser tão importante para nós?'.
Explicar sobre esta contradição e´o mesmo que tentar explicar como um Deus poder ser três pessoas ao mesmo tempo. É um mistério, diriam os grandes teológos! De toda forma, não quero ser mal interpretado quando digo que a Arte não serve para nada. Por muito tempo os que não entendiam a Arte ( e até pessoas que a associavam somente ao conceito de museu) achavam que apreciar um quadro ou escultura era uma perda de tempo.
Ha quem achasse que o artista era um inutil social ( lembra do conto da formiga trabalhadora e a cigarra musicista de Lafontaigne ?) e que o fazer artistico era algo distante da realidade dos 'comuns'. E aí que começa a minha analise. Pensem comigo: Imagine um mundo sem música, sem a construção de casas, templos e outros edificios, imagine um mundo sem literatura, sem livros ou blog's e revistas para lêr, imagine um mundo sem automoveis e outros meios de transportes, um mundo sem calculos matematicos, sem cinema, sem TV, um mundo onde ninguem tem roupas, utensilios domésticos... Imaginou?
Sem a Arte naõ temos nada e o pior não somos humanos e nos reduzimos a animais. Foi através da Arte que homem por necessidade construiu as primeiras ferramentas e utensilios para se alimentar e sobreviver. Foi também por ela que o homem ilustrou ou tentou guardar suas memorias seja através de fotografias ou desenhos. Sem a Arte deixada pelos povos antigos jamais saberiamos sobre o passado da humanidade. Até mesmo a matemática e a escrita devem a Arte a sua existência pois o ato de simbolizar e iconizar através de grafias tem sua base na arte ( como bem mostra os hieroglifos, a escrita oriental  e os arabescos muçulmanos).
Agora podemos assim entender o nosso conturbado seculo XXI, os conflitos na Libia por causa de um filme. Se Arte não servisse para nada, uma simples pelicula não seria capaz de provocar conflitos culturais como o ocorre agora. Durante anos as religiões usaram a Arte para enviar mensagens e também para controlar a massa. Como pode algo inutil ter tanto poder?

No século passado, a Igreja católica tentou proibir o filme 'A Última Tentação de Cristo' de Martin Scorsese de chegar nos cinemas, alegando que no filme a imagem de Jesus era desvirtuada. Mesmo com todo poder a Igreja não conseguiu minar o direito de expressão do diretor e nem do publico que queria ver o filme. O mesmo fenômeno ocorre agora com este filme que deixou os muçulmanos chocados.
Não quero dar uma de 'advogado do Diabo' e sim mostrar para aqueles que rejeitam a Arte e o poder que ela tem sobre o nosso incosciente coletivo. O proprio Jung e outros estudiosos seja em filosofia ou na logistica tentaram de certa forma legitimar ou tentar compreender o porque de fazermos obras de arte.
Alguns podem dizer que se colocarmos nas mãos de um macaco um pincel ele irá pintar. Porém, o macaco não possui o dom da estetica ou da consciencia que está criando uma obra de arte. Enfim, poderia ficar horas falando sobre a inutilidade da Arte e seu poder sobre as culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário