terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sessão Quadrinhos: Universo Vertigo no Cinema


Falar de quadrinhos nunca é demais em nosso blog. Com o recente e último filme do Batman, fica mais dificil de não tocar no assunto. Agora que Christopher Nolan fechou tão bem a sua trilogia adulta e crua do Batman (adorei os Vingadores, mas os filmes recentes do Batman sempre foram o que eu esperava ver em termos de quadrinhos nas telas: inteligentes e adultos).
 
Esperamos agora que os novos filmes de super-heróis tentem superar em termos de abordagem, personagens vistos como infantilizados e pouco prestigiados (ainda tem muita gente que pensa que quadrinhos é coisa de criança). Eu particularmente adoraria ver um filme dos personagens da linha Vertigo para a cinema com total autenticidade! As tentativas passadas de fazerem filmes com Constantine (personagem que adoro e que deveria ter tido um tratamento melhor do que o filme de 2006 com o Keanu Reeves) e o recente os 'Perdedores' que ficou muito abaixo do esperado. De certa forma fazer um filme de quadrinhos com personagens mais densos e que resolvem tudo fora do Pow! Soc! e Pum! dos gibis tradicionais não é facil. Basta lembrar dos Watchmen (filme ótimo, mas infelizmente pouco entendido pelo público).

É nestes momentos que penso se valeria apena ver um filme do Sandman. Um dos personagens mais emblemáticos e talvez mais dificeis de levar para as telas. Criado pelo escritor Neil Gaiman em 1988, Sandman (Morpheus na mitologia grega) é um perpetuo (entidade antropomórfica que cuida do mundo dos sonhos e tenta manter junto de outras entidades, o equilibrio do Universo). No mundo de Sandman deuses e seres magicos se encontram, na maioria das vezes, para resolverem problemas dos seres humanos. Personagens como Lúcifer ( o capeta em pessoa que vive em dilemas filosóficos) e a Morte (irmã de Morpheus) vivem histórias fantásticas.
   
Premiado diversas vezes, Gaiman criou personagens bacanas e que literalmente deram a DC Comics um universo rico que vive independente do mundo do Batman e outros super-heróis. Series como Livros da Magia teriam enfluenciado o mundo de Harry Potter de tão interessantes. Um outro personagem bacana da linha Vertigo é o Preacher, que mesmo não tendo sido criado por Gaiman, tem um jeito narrativo muito próximo, além claro, de series como as Fúrias, Stardust (este virou filme) e a contribuição de Gaiman no roteiro do filme Beowulf (ótimo!).
 
Talvez o problema destes personagens é que eles não servem para vender brinquedos e outras bugigangas tão comum nos outros filmes. Em suma, eu poderia ficar horas falando de personagens bacanas da Vertigo que poderiam virar filmes legais se fossem filmados por um Christopher Nolan, ou David Fincher, mas que ficariam uma porcaria se fossem feitos por um Michael Bay.

Espero que um dia estes personagens ganhem filmes decentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário