sábado, 18 de agosto de 2012

Exposição 2012: Oswaldo Guayasamín


Os finais de semana em Brasilia possuem atrações interessantes para áqueles que gostam de arte e cultura. Desde do dia 11 de agosto está no Museu da Republica a exposição latino americana do pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín, intitulada de "Guayasamin - Continente Mestiço".
São 350 trabalhos que vão desde painéis, quadros e desenhos em nanquim, aquarela e sanguinea. Além de um pequeno acervo de esculturas e imagens que retratam a cultura amerindia.
 
O artista que nasceu em 1919 e que faleceu em 1999 e que tem raizes da etnia quéchua, mostra em suas obras uma clara influência da arte indigena e também dos elementos modernos (pós impressionismo, cubismo e expressionismo) criando obras impares que colocaram como um dos maiores representantes da pintura na América Latina. O reconhecimento de seu trabalho era tão grande que ele chegou a fazer um retrato de Jucelino Kubtichek. O seu engajamento social e politico transparece em suas obras que retratam de forma chocante e lirica a dor dos que sofreram nas mãos de ditadores como Pinochet e Hitler e o exterminio da cultura indigena em sua terra e nas Américas.
 
Um dos momentos marcantes da exposição é um video que apresenta um monumento idealizado por ele para relembrar a luta dos povos indigenas na praça de Quito.

Outra exposição que está no Museu Nacional (e já vem ocorrendo a algum tempinho) e a do fotografo Daniel Mordzinski intitulada de "200- duzentos anos das indepências em duzentos retratos de escritores". Nesta exposição, Daniel Mordzinski fotagrafa escritores consagrados da America Latina e dos paises ibéricos. Pode-se apreciar os registros informais e divertidos de escritores como José Saramago, Gabriel Garcia Márquez, Jorge Luis Borges, Jorge Amado entre outros...

Ambas as exposições procuram apresentar uma América Latina contundente, marcada por revolução, luta, inteligencia e muita cor.
O Museu Nacional fica no Complexo da Republica e a exposição de Guayasamín fica até 14 de outubro.Já a de Daniel Mordzinski seria até 29 de julho, porém foi prolongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário