sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Caravaggio: O Anjo Torto do Barroco


Existem personalidades do mundo artistico que acabam se tornando um símbolo de uma era, de um século e mesmo que ele não tenha sido idealizador de um movimento seu nome se torna a pedra angular para muitos admiradores.

É neste quesito que entra Caravaggio, pintor que se tornou o símbolo do Barroco, tanto na Itália como fora dela. Artistas como Vermeer e Velasquez, tem este homem como fonte de inspiração tecnica.
Mas quem foi Caravaggio, afinal? A recente exposição que está ocorrendo no MASP em São Paulo tenta levantar um véu (ou na pior das hípoteses colocar mais) em seu emblemático trabalho. Nascido na aldeia que adotou como sobrenome, Caravaggio, em 1571, era um pintor nômade dentro do territorio italiano: andou em Napoles, Sicilia, Roma... Com um talento promissor era bastante conhecido por seu temperamento violento (dizem que fugiu de Roma após matar um desafeto em uma taberna).
  
Muitos biografos ressaltam a possivel homossexualidade do artista e não quando compara-lo com outro não menos famoso Michelangelo Buonarotti (este era conhecido por seu gênio forte e por tendências homossexuais também). Em muitas analises de obras descobre-se que Caravaggio retratava-se como um estravagante Baco, outras vezes um possivel amante jovem que sempre o acompanhava aparecia como um modelo em suas obras sendo seus personagens.
 
O fundo escuro e a iluminação teatral das figuras em seus quadros hoje conhecido como tenebrismo, virou a marca registrada da pintura barroca. Se antes o Renascimento presava o fundo com perspectiva, e o módulo triangular para centralizar as figuras e as linhas definidas, nas pinturas barrocas ocorria totalmente o contrário.
Nas obras de Caravaggio, as figuras que apareciam em seus quadros na maioria das vezes não no centro da obra, mas nas laterais ou mais abaixo nos painéis. Muito se especula em porque suas figuras aparecem iluminadas em fundos escuros. Uma das provaveis teorias seria que o artista pintava somente sobre à luz de vela ou candeeiros em seu ateliê lugubre. De toda forma a luz aparecia sair de algum lugar determinado dava mais dramaticidade as obras.
Além de seu suposto amante, Caravaggio também usava como modelo mendigos, prostitutas e bebados o que provocava atritos com  a Igreja e uma comoção no público que se identificava com mais facilidade com os personagens retratados.

Um de seus quadros mais famosos e polêmicos foi 'A Morte de Maria' em que o pintor teria usado como modelo um cadaver de uma prostituta  encontrada em um rio para representar a mãoe de Jesus. Há quem veja em seus quadros homenagens veladas a Michelangelo e a Leonardo Da Vinci, como se o pintor fizesse releituras não autorizadas.
Enfim, Caravaggio é um misterio do mundo artistico a ser desvendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário