sábado, 7 de julho de 2012

Sessão Nostalgia: Temas de Desenhos Animados

Esta sessão estava parada por muito tempo em nosso blog. E como por ironia do termo senti uma 'nostalgia' e resolvi traze-lo de volta. Recentimente adquiri uns dvd's de desenhos animados da década de 80. Assistindo um e outro percebi logo duas coisas interessantes nestes desenhos:
1- Havia todo um cuidado estético neles (muitos destes desenhos eram criados pelos norte americanos, mas quem fazia eram os estudios japoneses para terem melhor qualidade);
2- Estes desenhos animados sempre tinham aberturas bacanas com musicas pop/rock legais.
Naquela época as animações americanas tratavam bastante de temas bélicos e de ação ( desenhos como o G. I Joe e Rambo eram propagandas do EUA da era Reagan armada até os dentes contra os chamados inimigos do mundo livre- diga-se de passagem os soviéticos e demais paises comunistas).
Para atrair o público infantil e juvenil os desenhos eram recheados de ação e claro, de temas musicais bem rock in roll. Como falei os estudios americanos para obterem uma melhor qualidade nos desenhos faziam o resto da produção no Japão ( por isto, às vezes, muita gente achava que desenhos como os Thunder Cats fossem animes japoneses e não um desenho americano).
Em outras situações desenhos japoneses eram comprados e vendidos no Ocidente como se fossem feitos dos EUA caso que ocorreu com os Transformers e Saber Rider. Houve também desenhos feitos simultaneamente na França e nos EUA e que para atrairem o publico tinha a sua parte da produção feita no Japão ou na Coreia. De toda forma a maneira dos desenhos japoneses eram atrativa para os produtores americanos por terem mais movimentaçâo e qualidade tecnica.
Para os que não conheceram alguns destes desenhos resolvi mostrar as aberturas e ficha tecnica de cada um:


Thunder Cats, (1983 a 1988), Rakim/Bass Production
Grupos de guerreiros parte homem parte felino liderados por Lion e sua espada justiceira que combatem feiticeiro do mundo antigo em um planeta chamado de Terceiro Mundo.


Silver Hawks, (1985 a 1987), Rakim/Bass Production
Policiais espaciais biônicos que combatem ladrões e assassinos em uma galaxia chamada de Limbo.


Saber Rider (1985 a 1988), Pierrot Studios
Anime japonês sobre cowboys espaciais que defendem uma federação usando robos gigantes contra bandidos inter-galacticos.


Galaxy Rangers, (1986 a 1989), Robert Mandell e Gaylord Intertainment Company
Westein misturado com viagens espaciais com cavaleiros que usam implantes que ampliam poderes para combater império espacial.


Jayce and Weeled Warriors (1985 ) DIC Intertainment.
Desenho que teve roteiro feito na França com os EUA e produzido por japoneses. Conta a história de Jayce, filho de um botânico que cria uma nova forma de vida que se volta contra a Terra. Para destruir os terriveis monstros vegetais, Jayce usa um anél mágico e veiculos de guerra modernosos.
Muitos desenhos para o delirio dos nostalgicos e curiosos estão na internet. Basta procurar e depois curtir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário