domingo, 17 de junho de 2012

Sessão Quadrinhos: Duelo de Titãs


O mundo dos quadrinhos ocidentais se divide em dois univesos: os da clássica DC comics e os revolcionários da Marvel. Quer queiramos ou não, são estas duas editoras que formataram o que se conhece de quadrinhos no Ocidente.

Durante anos a guerra entre decenautas e marvetes (estes termos existiam ha muito tempo nos antigos formatos- reivsta pequena- e hoje são quase extintos)ficava restrita as correspondência de cartas nas revistinhas que eu colecionava quando moleque. Depois que o Batman ganhou o seu filme em 1989 e mostrou a rentabilidade dos super heróis para os grandes estudios de cinema, todo mundo passou a comentar sobre as HQ's e sua paixão ou ódio por determinado personagem
  
Tendo a sua origem antes dos anos 50, a DC Comics é o lar dos personagens Super Man e Batman, que são vistos como clássicos e básicos para se entender o mundo dos gibis de super heróis. Por muito tempo foram o símbolo máximo de como deveriam ser os heróis uniformizados e sua exaltação as qualidades do american on life.

Mais tarde apareceria a Marvel Comics tendo como idealizadores Stan Lee e Jack Kirby que criariam personagens singulares como o Homem-Aranha,  o Capitão América, e claro, o Hulk. Os fãs dos gibis da Marvel dizem que os seus personagens são mais humanos e com histórias mais envolventes que os da rival DC, e que por isto são revolucionários.

Durante anos os super heróis da DC reinaram sozinhos em várias midias enquanto a Marvel amargava experiências nada criativas ( um filme ruim da Mulher Hulk e do Quarteto Fantástico nos a nos 80). Logicamente que nem tudo que a DC fazia era um primor (basta lembrar que depois do primeiro filme de sucesso do Super Man em 1978 houveram as continuações ruins e nos anos 90 as pessimas aventuras do Batman e no ano passado o irregular filme do Lanterna Verde).
  
Por outro lado a Marvel foi se reerguendo aos poucos com produções modestas como Blade (hoje infelizmente esquecido) e arrasa quarteirões como Homem-Aranha de 2000 e Homem de Ferro de 2009.
A cuminância em Os vingadores era só uma questão de tempo. Um projeto bem arquitetado e que por isto vem dando certo.
Em contra partida a DC transformou Batman no personagem mais rentável do cinema (se juntarmos a nova trilogia feita por Christopher Nolan eos outros filmes anteriores do Tim Burton é dinheiro que não acaba mais...), porém a DC nunca conseguiu repetir o mesmo feito com outros personagens e espera que o novo filme do Super Man reverta tudo e quem sabe a Liga da Justiça finalmente saia dos gibis para as telas.
Marvetes e decenautas ainda tem muito o que brigar e o cinema ainda, por pelo menos nos próximos anos, ainda terá os gibis como tema para filmes bons e ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário