domingo, 3 de junho de 2012

Luiz Gonzaga: Rei do Nordeste


As festas juninas deste ano tem um sabor todo diferente dos anos anteriores. E mesmo os que não gostam dos festejos acabam se contaminando com os eventos. No caso específico o sabor de diferença vem com o centenário de Luiz Gonzaga.

Divulgador do xote, maxixe e do baião no Sudeste, Luiz Gonzaga nasceu em Exu em um 13 de dezembro de 1912 no Recife. Seu pai que era lavrador e músico de arcodeon foi quem lhe ensinou a tocar o instrumento que o faria famoso mais tarde. Depois de muitas aventuras que incluem romances proibidos e alistamento militar o jovem Luiz Gonzaga resolveu se mudar para o Rio de Janeiro onde participa de programas de radio famosos como o de Ary Barroso em 1941.

Com o passar dos anos a sua fama foi aumentando, talvez, por causa das grandes migrações de nordestinos que saiam de suas terras a procura de melhores oportunidades e sair da seca. Como sofreu dificuldades para se estabelecer na cidade grande, Luiz Gonzaga praticamente se tornou a voz dos oprimidos com suas letras que falavam da dificuldade do pobre e do nordestino em meio as adversidades. Musicas como 'Asa Branca' que eram do cancioneiro popular nordestino logo penetraram no gosto dos exigentes sulistas.e derrubavam um muro que existia entre a cultura nordestina e das cidades grandes tidas como 'modernas'.
  
Pai do não menos criativo Gonzaguinha, Luiz Gonzaga faleceu em 1989 de parada cardiáca em Pernambuco. Sua morte apenas intensificou o poder de suas músicas transformando-o em um mito que influenciou novas gerações que tocam o forró 'pé de serra' e chegando inclusive a ser revereciado por musicos de outros estilos (o roqueiro baiano Raul Seixas adorava as músicas de Luiz Gonzaga e até Renato Russo parafraseou o 'xote da cajuína' em seu último show ao vivo com a Legião gravado em cd).
Enfim, nas escolas de todo o Brasil Luiz Gonzaga virou tema de festa junina.

Ele merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário