domingo, 13 de maio de 2012

Andy Warhol e a Art Pop


Em 1987 o mundo da arte perdia Andy Warhol. Considerado por muitos o papa da chamada Pop Art. Filho de poloneses que imigraram para os EUA nos anos 50, Andy Warhol era tido como uma criança introvertida com aparência estranha vitima de uma doença que lhe deu manchas em sua pele muito esbranquiçada.

Para fugir das dificuldades sociais e financeiras, colecionava imagens de ícones do cinema e TV e também era fascinado pelo mundo do mass media. Se formou na area de design e publicidade e passou a trabalhar com o universo que tanto admirava.
Contudo, ele se tornaria o artista plastico famoso e lendário no final dos anos 60, transformando as suas ilustrações e trabalhos de serigrafia e fotos em um retrato da chamada contra-cultura e do underground que emergia nas grandes cidades americanas.
  
Sua escultura feita de caixas de sabão e sua pintura retratando uma lata de sopa, logo chamaram a atenção sendo alvo de escarnio e depois de admiração do seleto mundo das artes. Não demorou muito e Warhol já circulava entre celebridades do cinema, politicos e socielites.

Foi padrinho do artista do grafite Michel Basquiat e de bandas de rock como o Velvet Underground. Também fez filmetes experimentais já prevendo o inicio dos video clipes e das video artes. Fotografou muitos artistas como Dalí e o rei do futebol Pelé.
 
E só para terminar cunhou a frase que se tornou mantra do mundo contemporãneo: ' Todos terão seus 15 minutos de fama!'. Enfim... Graças a Andy Warhol temos os caçadores de fama instantaneos como os BBB's e artistas de obras tão volateis quanto desnecessarias. Não ha como ficar indiferente com os trabalhos de Warhol e de sua controversa função no mundo das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário