terça-feira, 3 de abril de 2012

A Arte de Desenhar 3: Desenho à Carvão


Voltei com uma postagem voltada para o desenho. Nas outras postagens anteriores eu falei de desenho à lapis e o uso das canetas esferográficas. Agora eu vou falar um pouco do desenho feito à carvão.
Logicamente a tecnica à carvão já era utilizada pelo homem desde os tempos das cavernas. No  paleolitico superior percebe-se que o uso de carvão e minerais, além de gordura e sangue animal ajudam o homem a expressar em forma de desenhos tudo o que ele via na natureza.

Sem a descoberta do uso do carvão o homem não inventaria posteriormente o lapis grafite tão popular e indispensável na escrita e no desenho. Como nos dias de hoje se pode trabalhar com a tecnica do carvão em desenho? Bem sabemos que o carvão se esfarela em contato com a superficie dura. Para impedir que o pó do carvão se perca ou borre após o desenho concluido, deve-se usar um fixador daqueles usados pelas mulheres para o cabelo.

O laqueado prende o pó do carvão na superficie e assim o desenho ficará por mais tempo na folha de papel ou na tela. Um outro dado a saber é que nos tempos da Idade Média até a Renascença o uso do carvão em esboços muitas vezes vazava pela tela antes da pintura. Assim os artistas passavam uma camada de gesso na tela e só posteriormente usavam o carvão para desenhar sobre ela.
Deixo como exemplo alguns trabalhos feitos por mim durante uns bons tempos em que utilizava esta tecnica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário