terça-feira, 13 de março de 2012

Sessão Vitrola: Wolfang Amadeus Mozart


No mundo da música classica não existe figura mais emblemática do que Mozart. Sua infãncia  de criações e sua vida atribulada geraram lendas a seu respeito. Mas por que Mozart é tão chamativo no mundo da música?
filho de pais musicos, o menino Amadeus Mozart (1756-1791), teve uma educação musical não convencional o que explicaria seu notavel conhecimento na composição. Prodigiosamente compôs sua primeira missa ( um miserere, canção religiosa) aos dez anos, o que fez com que seu pai investisse em sua carreira.

Depois ele foi para o centro da Austria onde se tornou compositor principal da igreja da localidade. Não bastou muito tempo e o garoto já era famoso na corte o que lhe levou a uma fama meteorica.
Muitos musicologos e historiadores consideram que mesmo sendo visto como um prodigio, Mozart teria uma evolução irregular em seus trabalhos (muitos consideram que sua juventude não foi tão cheia de obras significativas).

A imagem que Mozart deixou no incosciente coletivo era de um 'moleque' de cabelo desgrenhados e trejeitos grosseiros. Alguns estudiosos da vida do artista pensam que ele sofria da sindrome de Savant, o que justificaria seu comportamento estranho para os da sua época.

Outro misterio que envolve a sua figura esta a sua morte: por muito tempo acharam que ele teria sido envenenado por seu desafeto Salieri (na verdade Salieri era um grande músico e grande admirador de Mozart); existe também o deficiente saneamento básico do seculo XVII, pois naquela época muitos morriam de desinteria, difiteria e tuberculose.
 
Com incrivel capacidade de notação musical, Mozart compôs operas que ficaram famosas. As principais foram 'A Flauta Mágica' e 'Don Giovanni'. A primeira ficou conhecida pelo tema da Rainha da Noite, que ganhou no Brasil uma versão moderna cantada por Cassia Eller e Edson Cordeiro. Já 'Don Giovanni' é uma comedia que ridiculariza a moralidade da corte. Por ironia do destino Mozart compôs antes de morrer um Requiem (canção funebre) que ficou inacabada e gerando muitos misterios em torno de sua estranha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário