sábado, 31 de março de 2012

Sessão Vitrola: Beethoven, O Gênio Maldito


O século XVIII foi um caldeirão de transformações para o Ocidente. Chamado de periodo das luzes, os grandes cientistas estavam em alta naquele periodo, todo mundo conhecia os principios da gravidade de Newton. O ramo da arqueologia estava começando a dar seus resultados com as descobertas das ruinas de cidades de Pompéia e Herculano e assim gerando uma admiração no europeu pelo passado greco-romano que respingaria no exagerado periodo Neo Clássico.
 
Foi também neste periodo que o Romantismo de pintores como Delacroix e os escritos de poetas como Rimbaud marcaram e criaram a imagem de um geração jovem inquieta e melancólica (até hoje os jovens e rockeiros imitam os trejeitos dos romanticos do século XVIII).

Nestes tempos Napoleão Bonaparte era um herói transfigurado em despota depois de sua tentativa de se tornar um imperador de toda a Europa. Foi neste mundo cheio de transformações que viveu e morreu Ludwig van Beethoven (1770-1827). Hoje considerado o maior representante do mundo clássico, Beethoven é quase um mito no mundo da música. Existem muitas biografias dele que ora o colocam como um herói incompreendido, e ora como um louco perverso. Porém, em todas as biografias ainda assim, exaltam a sua qualidade musical. Tanto que quando se fala em música clássica é o seu nome que aparece como referência para os leigos e especialistas.

Diferente de Mozart que teve uma infância gloriosa e depois uma morte deprimente e sem reconhecimento; Beethoven teve uma infância triste ao lado de um pai violento e alcoolatra e uma vida adulta de super star (se hoje existem estrela do mundo pop dever-se a Beethoven o primeiro artista musical que teve uma vida glamourosa e exagerada).

Vivendo bem entre os aristocratas e entusiasta de Napoleão, Beethoven criou a visão do musico romântico, triste e de aparência largada. A misteriosa doença que afetou a sua audição quando adulto lhe deu um semblante de homem ranzinza e as vezes visto como anti-social (não se sabe o que provocou a sua surdez, alguns falam que foi contaminação por chumbo devido o encanamento da época na rede de agua das cidades, outros que foi resultado de alguma virose ou traumas na cabeça...).
 
De toda forma ele deixou para a história da música o seu maior feito chamado a IX Sinfonia e Concertos para Piano nº 4 e nº 5. Quando morreu Beethoven se transformou no primeiro idolo pop que se tinha noticia até então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário