domingo, 11 de março de 2012

Sessão Quadrinhos: A Morte de um Gênio


Fiquei estarrecido em saber na internet que o grande Moebius havia falecido neste último sabado. Jean Giraud, que era o seu nome de batismo, faleceu aos 73 anos, vitima de um cancêr que combatia ha anos.
Muitos podem não conhecer o seu trabalho, mas ele junto de Will Eisner elevaram os quadrinhos ao status de arte!

Aos dezoito anos já ilustrava e escrevia as suas histórias. Ficou conhecido na Europa por ter criado o personagem  tenente Blueberry. No inicio de carreira desenhou revistas de far west (somente no final dos anos 70 é que começaria a ilustrar sagas de ficção cientifica).
  
Co-fundador da emblemática revista Heavy Metal, Moebius ganharia fama de gênio ao contar a historia do personagem Arzach sem usar nenhum balão para contar a saga espacial de um errante e seu monstro alado. Depois ganharia o status de artista dos quadrinhos ao ilustrar A Garagem Hemética e o conto super surreal O Incal.
 
Nos anos 80 é descoberto pelo cinema norte americano. Ele foi o responsável pelo designer de filmes como Alien, Tron e O quinto Elemento. Também trabalhou ao lado de Stan Lee em uma edição especial do Surfista Prateado.

O seu traço limpo e ao mesmo tempo surrealista nunca será esquecido. Sua ultima aparição se deu em uma mostra de seus ultimos desenhos na Europa em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário