domingo, 4 de março de 2012

Sessão Papo Cabeção: Dicas de Leitura 2012

Como dizem o ano realmente inicia quando o carnaval termina. Pois é...Hora de se dedicar aos estudos (no caso dos alunos) e de fazer leituras de planos de aulas (no caso dos professores). Enfim, o sossego acabou e é hora de partir para a batalha de 365 dias. Para os que gostam de leitura fiz mais uma costumeira seleção de livros bacanas que podem ser lidos durante o ano. Alguns dos livros que estou recomendando eu estou lendo no momento e outros já terminei ha muito tempo. Espero que alguem goste desta seleção:

Maneirismo
Arnold Hauser, ed Perspectiva, 2007.
O movimento manerista sempre foi considerado menor pelos historiadores de arte. Muitos escritores e estudiosos do mundo artistico menosprezam este movimento em relação ao auge da Renascença e o chamativo Barroco. Porém, não podemos esquecer que ele foi fundamental como cola que unia os dois movimentos dominantes. Por isto vale apena ler esta obra escrita pelo grande pesquisador Arnold Hauser que mapeia a trajetoria deste momento obscuro da história da arte.

Fausto
Goethe, ed Martin CLaret, 2010.
Considero a seguinte trinca para entender o medo e as aflições do homem sobre o desconhecido: A Divina Comédia de Dante, O Paraiso Perdido de Milton e... Fausto de Goethe! A versão integral da peça escrita pelo dramaturgo alemão tem todo o que é necessario para ser descoberta, principalmente pelos leitores mais jovens: é satirica, grotesca e bastante critica. Fausto é um cientista e poeta que passa a maior parte do tempo questionando a existencia humana. Mal sabe ele que Mefistófeles (o Diabo) disputa a  posse de sua alma através de uma aposta feita com Deus. O resto da história é só lendo para curtir este classico da literatura.

Livro da Vida
Santa Teresa D'Ávila, ed Penguin Companhia, 2010.
Santa Teresa D'Ávila já foi tema de trabalhos artisticos ( o mais famoso é a escultura feita por Bernini) e não foi à toa: uma mulher intelectual em uma época em que era proibido para o sexo feminino ter liberdade de expressão. Seu Livro da Vida é um diário na qual ela expõe as suas angustias e medos dentro de um mosteiro na Espanha. Ela fala de sua crise de fé diante de seus pecados (que ela considera terriveis) e ao mesmo tempo mostra um retrato do homem da idade média preso entre o mundo racional e religioso.

Edgar Allan Poe
Histórias Extraordinárias, 1988.
Edgar Allan Poe (1809-1849) é incontestavelmente o mestre do horror. Sem ele jamais teriamos filmes como 'Efeito Paranormal' e 'Exorcista'. Figura envolta de misterios e de uma vida atribulada, Poe não chegou a ver seu nome se torna mito entre os simbolistas e góticos. Suas histórias tendo como tema o sobrenatural e o mistério foram a base para autores como Sir Conan Doyle e Aghata Crhistie. Esta coletanea que inclui a intrigante história do 'Gato Preto' é bastante conhecida e muitas vezes relançadas pelas editoras. Provando que Poe realmente é o mestre do gênero.

Nasci Pra dar Certo!
Adriano Gonçalves, ed Canção Nova, 2011.
Eu ainda estou lendo este livro (junto com Fausto de Goethe) e estou gostando. Escrito por Adriano Gonçalves que se formou em Filosofia, seu livro é voltado para os jovens e fala sobre motivação e desejos. Em um mundo cada vez mais individualista e consumista, Gonçalves usa a sua própria experiência de vida de jovem cheio de duvidas e desejos e fala sem cacoetes intelectuais o que a juventude precisa para ser feliz sem perder sua identidade de ser alegre e constestadora. Vale apena lêr!

Nenhum comentário:

Postar um comentário