quinta-feira, 29 de março de 2012

A Arte de Criar Escultura de Durepox


Como já explicitei em outras postagens eu gosto muito de trabalhar a linguagem da escultura. No caso pude passar a tecnica que uso na escola para os meus alunos. Neste ano pretendo voltar a trabalhar o projeto de xadrez, na qual os alunos confeccionarão os tabuleiros e as peças (este projeto tem postagem no ano passado, quem se interessar procure o titulo 'Guerra sem Feridos' ou 'Xadrez na EJA' de 2011).
Dos modos de produção escultural a que mais gosto são as feitas de durepox. Um dos motivos é que o durepox seca em menos de 20 minutos e pode ser pintado com tinta acrilica ou esmalte, também pode-se misturar componentes para icrementar a escultura como pedaços de peças eletrônicas, tubos de caneta, palito de dentes e por ai vai...
Aqui eu vou mostrar  como criar um monstro mitológico utilizando o durepox.
Peças e montagem:
1-uma caixa de durepox (preferencia grande);
2- um boneco de plastico como suporte;
3-arame;
4-tinta acrilica ou esmalte.

Misture as massas brancas e cinzenta do durepox de forma igualitária (geralmente a massa branca deve ser em menor quantidade que a cinza na mistura). Depois que a massa estiver homogenea começe a molda-la por cima do boneco de plastico que você escolheu (no caso peguei um boneco de plastico em forma de animal). Com o arame faça um suporte em forma de envergadura de asa e depois molde-o com massa de durepox. Com a massa faça incrementações no rosto e no resto do corpo do boneco. Depois de uns 20 minutos poderá pinta-lo com esmalte ou tinta acrilica ( devido a composição do durepox a tinta acrilica não adere muito bem ficando grudenta as vezes, já com o esmalte isto não ocorre). Pronto! você tem o seu proprio monstro mitológico. Caso não queira usar um boneco como suporte, pode fazer uma escultura toda em durepox. Contudo, sua escultura precisará de um abase para se manter de pé como um tubo de caneta, já que o durepox é um material mole e pesado antes da secagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário