sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sessão Quadrinhos : Mangás e animes de Terror



Esta postagem vai para quem curte a cultura japonesa. Ha um bom tempo que eu desejo falar de mangá, pois não é de hoje que eu curto os heróis da terra do sol nascente. Muitos da geração de 80 e 90 cresceram vendo na TV os seriados do Ultraman, Spectroman, Jiraya, Changemen e similares. Nem mesmo os gênericos dos Power Rangers conseguiu apagar da memória dos fãs do mundo nipônico as  coisas muito legais que foram produzidas por lá.

Atualmente o mercado editorial de quadrinhos no Brasil abriu espaço para os mangás. O que foi ótimo, ja que somente os herois americanos e nosso quadrinho nacional estavam nas bancas de jornais. Os quadrinhos japoneses são famosos nos paises europeus ( que a pelo menos a uns trinta anos já eram consumidos na França, Italia e Espanha) foi no final dos anos 80 que os norte americanos passaram a lêr as bandas desenhadas vindas do Japão e o Brasil a partir do final dos anos 90.

Como o consumo de mangá cresceu simultaneamente com os desenhos de Pokemon e Cavaleiros do Zodiaco, as editoras espertamente resolveram priorizar os gibis de cunho infanto juvenil da linha Shonen Jump. Nos últimos anos para cá revistas que nunca haviam chegado aqui passaram a ser públicadas e logicamente o mercado de download  de desenhos mais alternativos juntos.
  
E aí que vem os mangás e animes de terror japonês! Conheci as obras de Hideshi Hino através de um amigo fanatico por cultura japonesa. A sua obra intitulada 'Panorama do Inferno' é uma viagem alucinogena e altamente surrealista, onde o autor de forma autobiográfica cria um universo de terror e grotesco. Hideshi Hino começou escrevendo textos de humor e nos anos 70 começou a escrever e desenhar histórias de terror cheia de cenas de multilação e sangue. Sua fama no Japão é de um dos maiores autores do gênero que inclui mais de 200 histórias publicadas. Como as suas melhores histórias foram escritas nos anos 70  e 80, somente agora elas estão sendo publicadas no país.
 
Os filmes de terror japoneses começaram a ser visto no Ocidente depois do sucesso do filme 'O Chamado' no inicio do novo milênio, porém ja existiam animes de terror nos EUA e no Brasil através do antigo mercado dos VHS. Um dos mais bacanas é o OVA 'A lenda do Demônio' de 1990 e dirigido pelo diretor Choujin Densetsu. A história conta sobre uma antiga profecia japonesa em que um demonio precisará de um hospedeiro para dominar a terra. O hospedeiro do monstro acaba sendo um jovem timido e que sofre bulling na escola chamado Negumo. Bastante violento e cheio de cenas pesadas de erotismo 'A lenda...' é um desenho japonês voltado para o publico adulto por seu tema de violencia e sexo esplicito.
   
Outro OVA bastante conhecido no meio alternativo e Wicked City. Dirigido por Yoshiaki Kawajiri em 1988, é um terror-noir na qual  um policial vive em uma cidade povoada de humanos e seres bizarros que lutam pelo equilibrio da terra. Cheio de cenas de ação e erotismo e muito terror, Wicked City mostra uma historia complexa e super emocionante e claro, assustadora!!!

Já na linha dos animes existe Blood um desenho japonês que vai na temática dos vampiros. Só que ao contrario de Crepusculo e coisas atuais, Blood mostra uma guerra sangrenta entre uma familia de sangue-sugas, bem ao estilo do terror antigo que assustava as pessoas. Enfim, quem curte coisas alternativas e fugir dos Pokemons e Narutos da vida tem coisas bem legais para procurar na internet e nas bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário