domingo, 5 de fevereiro de 2012

A Arte de Desenhar 2: Tecnicas e Materiais

Continuando a postagem anterior sobre desenho. Resolvi agora falar de tecnicas e materiais que podem ajudar aqueles que gostam de rabiscar, como eu, em  uma folha e se divertir com ilustração. Como eu pretendo falar de técnicas e materiais esta postagem pode ser mais útil para quem ja desenha ha um bom tempo, então para os que estão iniciando prometo uma postagem mais diferente da próxima vez.
Em termos de tecnica existe um gama enorme na qual o desenhista pode utilizar e assim de acordo com seu estilo criar uma assinatura própria.

É comum as pessoas acharem, por exemplo, que desenhar com caneta esferografica seja ruim e não muito artistico. Não é verdade! Existem muitos artistas que fazem grande obras usando somente canetas bic ou neo pen compacto (depende da qualidade da tinta da caneta e se ela não borra muito sobre o papel). Eu constumo usar tanto a bic como a neo pen e os desenhos ficam super legais.

Lógico que para desenhar com caneta requer uma destreza maior, pois ao contrario do desenho à lápis não se pode apagar os erros. Outra dica tecnica é fazer desenhos com as canetas nanquins de modelo uni pin. Eu uso as canetas de numeração 0.2, 0.3 e 0.8; que me ajudam a trabalhar o jogo de luz e sombra no desenho. Também costumo usar os pinceis grossos da pilot e suas hidrocores de ponta bem fina.
Aqui enbaixo mostro dois trabalhos de artistas que utilizam as canetas: o espanhol Juan Francisco Casas e o japonês Shohei.
 
Outra técnica bacana e que eu adoro e do pontilhismo. Criada pelo pintor francês Georges Seurat (1859-1891) que consistia em usar pequenos pontos na superficie na tela que juntos parecem formar uma figura é uma tecnica que requer muita paciência do desenhista, mas o resultado geralmente é esteticamente atraente para quem vê. Eu costumo usar as mesmas canetas nanquins numeradas para fazer este desenho, poque de acordo com o efeito de sombra desejada faço pontos pequenos com ajuda da ponta da caneta ( quanto mais grossa a ponta da caneta mais sombra, quanto mais fina a ponta, mais finas linhas de contorno leve). Também faço uso de canetas hidrocores.

Na questão de desenhos à lápis, eu uso no mesmo desenho variações de ponta como de um 6B até um 8B. Tem pessoas que somente com um único lápis fazem maravilhosos desenhos. Como não sou tão bom no lápis costumo usar varios criando um degradé no meu trabalho. Deixo como icentivo um pouco do meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário