sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Arte de Construir Robôs

Como já comentei algumas vezes, eu costumava construir os meus próprios brinquedos. Eu não tive uma infância muito pobre, pelo contrário, meus pais me davam até presentes bacanas. Porém, de alguma maneira eu gostava de construir coisas.
Penso hoje que se não tivesse me dedicado ao mundo das artes, eu gostaria de ter sido um engenheiro ou inventor. Gosto de ver os mecanismos e engrenagens de algumas máquinas e fico refletindo como o homem em sua teimosia de querer criar algo desenvolveu coisas tão complexas e aparentemente impossiveis!
Com a volta das aulas estou com nova turmas de alunos e como é de praxe nós educadores ja devemos ter ideias de projetos para pôr em prática. Um dos projetos que pretendo iniciar com os meus alunos da EJA e do Fundamental infantil é a construção de robôs.
Este projeto é bastante simples e para faze-lo o alunos só precisaram de caixas de leite ou de suco e rolo de papel higiênico, caixa de ovos, caixas de pasta de dente  e cola.

Primeiramente rocorte o fundo da caixa de suco e depois nos lados faça um espaço na qual o rolo de papel higiênico pode passar. Em seguida pegue duas caixas de pasta de dente ou de barra de sereal. Faça nelas o mesmo espaço para encaixar o rolo de papel. Depois dos encaixes entre caixas de pasta/rolo/caixa de suco, você perceberá que as pernas do robô poderão se mexer deixando ele articulado.
Em seguida corte uma caixa de ovos e transforme nos olhos do robô e cole na parte do fundo da caixa que foi recortada. Depois desenhe os braços do robô em uma cartolina, papelão ou papel cartão e recorte-o. Em seguida use grampos para prender os braços na caixa de suco e assim eles também serão articulados. Pronto! Para dar um toque final pinte o robô com tinta guaché ou acrilica e seu aluno poderá depois se divertir com ele.
Se alguem tiver uma outra dica de construção de robô mande um recado OK!

Nenhum comentário:

Postar um comentário