quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sessão Sai Capeta: A Hora do Açougue


Esta é mais uma sessão educativa do nosso blog. A Sessão Sai capeta é a hora da descontração neste que é em sua maioria um blog de cunho educacional sobre arte. Como muita gente gosta, hoje o tema será os slashes movies!
  

Muitos podem não associar o termo, mas os slash movies são mais populares do que se imagina. Um exemplo bem interessante é a série 'Jogos Mortais'. Onde um psicopata com intensões de fazer justiça castiga pessoas que se comportaram mal de forma extremada e violenta.

Basicamente os slashes movies são os filmes de psicopatas e assassinos em série. Que longe da nossa realidade ( ao contrário dos irmãos cravinho, do massacre de Realengo ou Charles Manson) eles usam máscaras e matam pessoas de forma aleatória.
    
Nestes filmes de terror  os personagens são o clichê de tudo que é estranho: ou foram pessoas que sofreram maus tratos na infância ou bulling na escola e assim passam a usar um visual bizarro e sair matando gente que para eles são responsáveis pelos seus traumas!

A cultura norte-americana com sua conflituosa relação social e comportamental se tornou prodiga em gerar estes psicopátas que praticamente são celebrados em filmes. Personagens como Jason de 'Sexta Feira 13' ou o pedófilo assassino Freddy Kruger de 'A Hora do Pesadelo' sintetizam o medo do americano médio sobre individuos que podem ou se sentem acima da lei ou do que a sociedade legitimou como civilizado.
    
Um dos primeiros filmes de psicopata que se tem noticia foi 'Psicose' de Alfred Hitchcock nos fins dos anos 50. Depois mais tarde coube a Stanley Kubrick mostrar a juventude violenta e perdida no clássico 'Laranja Mecânica' antes mesmo do termo bulling ou delinquência juvenil serem palavras comuns do cotidiano.
Mesmo com estes filmes citados acima eles não são slashes movies. Isto porque o termo tem mais haver com o sangue e exagero sexual que estes filmes possuem que somente a discussão sobre psicopatia. Nos slash movies os psicopatas matam de forma, digamos, nada sutil e podem ser de outra dimensão como os personagens da série 'Renascido do Inferno' ou o próprio já citado Freddy kruger que habita o pesadelo das crianças.

O recente sucesso de 'Jogos Mortais' e de 'Albergue' mostram que os fãs de terror querem é ver sangue espirrando na tela, mesmo que a qualidade das peliculas e os efeitos dos filmes sejam constrangedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário