quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sessão Quadrinhos: Justiceiro, o anti-heroí cool


Alguns personagens ganham destaque no mundo dos quadrinhos por variados motivos; ou o uniforme do personagem é maneiro ou a história dele é bem interessante ou o desenhista da revista dá um toque unico a estética do heroí.
      
Detes casos o Justiceiro parece preencher todos os quesitos citados: o uniforme capote com o desenho da caveira é tão bacana que já virou artigo de moda entre os rockeiros e descolados; a história do heroí é bastante genuína e até mais crível do que a do  cara que veio do espaço ou o outro que foi picado por aranha radioativa e claro, desenhistas como Frank Miller deram ao personagem cenas marcantes nos gibis.

Criado em 1974, em uma edição do Homem-Aranha, pelos roteiristas Gerry Cowan, Ross Andrus e pelo desenhista John Romita, o Justiceiro era um militar altamente treinado que teve como infelicidade perder a familia nas mãos de mafiosos.
  
Vendo que a justiça comum não punia os criminosos, o Justiceiro (ou Frank Castle, sua identidade verdadeira) passa então a perseguir os malfeitores e assim se torna um símbolo para a sociedade desesperançada e violenta.
   
O personagem ficou por muitos anos perdido no meio dos super-herois da Marvel, até que Frank Miller ( o mesmo que deu uma guinada na vida do Batman) escreveu e desenhou uma história do personagem. Resultado: O Justiceiro ficou super popular nos anos 80 e 90 e depois ganhou revista própria.
Hoje ele pertence a uma linha adulta da Marvel ( assim como a DC Comics fez ao criar personagens mais sisudos com selo Vertigo) e tem as suas próprias aventuras super violentas  que destoam do resto do mundo certinho dos super-heroís padrão.

Recentimente eu li um especial muito bacana intitulada 'Justiceiro: 6 Horas para Matar', na qual frank Castle e contaminado por um veneno e descobre que só tem seis horas de vida. A partir daí ele sai pela cidade para aproveitar o ultimo dia de vida matando seus inimigos. A história é super casca grossa e muito ( e põe muito mesmo) violenta. Daria até para fazer um filme com ela. Pena que o Justiceiro já teve três filmes e todos eram muito ruins!
PS: Estou viajando amanhã, espero encontrar com vocês quando eu voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário