sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sessão Papo Cabeção: Livros Lidos nas Férias

Faz um bom tempo que eu não voltava com uma sessão sobre literatura. Aproveitei o final de ano e o mês de janeiro para ler alguns livros que comprei durante o ano e que por falta de tempo, não pude apreciar.
Quem é viciado em livros, como eu, sabe que é dificil resistir em ir para um shopping sem dar uma espiada nas livrarias, ou ir nos sebos á caça de alguma obra bacana. Bem tenho sugestões para todos os gosto e de temas variados. Espero que alguem se interesse por alguma dessas obras e quem sabe não procure adquiri-las, pois posso dizer que são muito boas:

A Grandes Invenções da Humanidade - Michel Rival, 2009.
Eu costumo comprar as obras que são do selo Biblioteca Larousse por dois motivos: são bastante informátivos sem ser cansativos e possuem uma boa qualidade de papel e imagem. Eles já lançaram uma coleção voltada para as grandes guerras da humanidade (pretendo falar desta mais tarde) e agora resolveram lançar fasciculos sobre as grandes invenções criadas pelo homem. Como eu só li um fasciculo até agora, fiquei impressionado com os fatos sobre invenções interessantes como a roda, o astrolábio e as primeiras maquinas de calcular. Recomendo para aqueles que adoram o mundo da ciência e da tecnologia.

O Livro dos Seres Imaginários- Jorge Luis Borges, 2008.
Um dos grandes da literatura mundial, o argentino Jorge Luis Borges fez um, digamos, almanaque de criaturas que só poderiam existir na imaginação da humanidade. Bestas, seres ligados ao divino  e demônios que aparecem em contos, filmes de ficção e fábulas, tem sua origem explicada neste livro. Um dos pontos que inicialmente eu pensei que fosse ser negativo nesta obra seria a sua falta de ilustração, ja que como fã do grotesco e do bizarro possuo livros que tem texto e imagens sobre o tema. No caso do livro do Borges a falta de imagens apenas ajuda a nos forçar a imaginar mentalmente seus seres relatados com tantos detalhes anatômicos.

Freud: Etica & Metafisica- Olinto A. Pegoraro, 2008.
Este livro só possui 94 páginas e mesmo assim é rico em texto! Formado em filosofia o escritor Olinto Pegoraro fez uma analise de duas obras de Sigmund Freud: O Futuro da Ilusão e O mal-estar na Civilização. Segundo o autor ambas as obras freudianas colocam a visão pessimista de Freud sobre a religião. Pegoraro resolve rebarter as críticas de Freud que acredita que a religião é muito mais uma ilusão infantil humana do que uma verdade. Um livro muito bom para quem curte sociologia, filosofia, psicanalise e teologia.

Pedagogia da Autonomia- Paulo Freire, 2008.
Está obra é obrigatória para quem pretende um dia ser ou é um docente. Continuando sua obra mais famosa a Pedagoria do Oprimido, Paulo Freire resolve ir além no seu discurso da importância de uma educação libertadora e menos bancária. Voltada principalmente para o ensino Jovens e Adultos, o livro é bastante incisivo na visão politica de época do autor. O que me deixa um pouco incomodado nesta obra do Freire é que ela necessita rapidamente de uma atualização sobre o aluno da EJA do século XXI: ao contrário do aluno que Freire usa como estudo, que são de areas rurais e longe das grandes metropoles e inclusive longe de meios de comunicação moderno, o aluno da EJA atual é um semi alfabetizado que lê jornais e usa internet (coisa que não existia quando o livro foi escrito). Com a ascenção financeira da classe C o livro de Freire às vezes soa datado, o que não pode acontecer com uma obra tão importante para nós educadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário