quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Exposição 2012: Bernardo Cid & Julio Villani

  

As férias estão no fim. Muita gente deve ter viajado, outros preferiram ficar em casa, e claro, houve os que não poderam descançar e que tirarão férias mais tarde. De toda forma para os que ficaram em Brasilia ainda podem aproveitar o resto da semana e ir atrás de lugares bacanas.
Como de costume aproveito a deixa para sugerir uma visita a uma de nossas galerias de arte da cidade. Não posso deixar de notar que algumas de nossas galerias ficam meio que abandonadas durante as férias e alguns pontos turisticos ficam fechados e isto é um absurdo para quem vai sediar jogos durante a copa do mundo! Espero que muitas galerias e monumentos fechados estejam assim, por motivos de manutenção para que fiquem mais interessantes para quem irá visitar mais tarde e não um caso de desleixo de nossas autoridades.

Em termos de exposição de inicio de ano eu recomendo dois que estão ocorrendo no setor bancario sul, mais precisamente na Caixa Cultural SBS Quadra 4 lote 3/4. Trata-se das exposições de dois artistas brazucas que eu não conhecia, contudo passei a admirar o trabalho deles.

A primeira exposição é do artista paulistano Bernardo Cid. Sua exposição intitulada de 'Ordem Oculta' é uma homenagem postuma ao artista que nos anos 60 e 70 trabalhou com uma arte engajada e bastante peculiar. Os que visitarem a sua exposição verão cadernos de trabalho, telas e muitos desenhos feitos à nanquim e carvão.
O que mais gostei na arte deste artista é uma certa referência do Surrealismo e Expressionismo e também elementos de modernismo com figuras bem abstraidas com elementos organicos e geométricos se comunicando.
Outro aspecto bastante interessante em seus trabalhos é a técnica da litografia aliada a montagens de fotos e artigos de jornais sobre a ditadura militar. Enfim, Bernardo Cid é um artista criativo e totalmente ciente de que sua arte tem uma função social e politica.

Já a exposição 'Memoria dos Meus Cem Anos' do artista brasileiro radicado na França Julio Villani é uma visão bastante interessante sobre o poder da fotografia e como ela estatiza o mundo. Após colecionar inumeras fotos de individuos que conseguiu em sebos em Paris, Julio Villani resolveu intervir usando camadas de tinta nas mesma fotos que colecionava.

O resultado é um amalgama entre arte cubista e abstracionismo geométrico com figuras humanas. Claro, cheio de referências e ironias a familia típica de fotografias ( poses solenes, ou imagens de união familiar quase artificiais e forçadas). Um dos elementos simbolicos que mais aparecem em suas obras são as orelhas ou feições de rato nas imagens.
Outra obra bacana é o critico video intitulado 'Complexo' em que o artista faz uma analise da arte moderna brasileira e sua capacidade de imitar e modificar o que vem de fora. Enfim, vale a pena sair de casa, nesses dias chuvosos e ver uma boa arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário