terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Arte de Construir Dioramas


As postagens que mais gosto de fazer são estas voltadas para a criação artistica. Como professor de arte sinto-me na obrigação de sempre estar disposto a pesquisar sobre novas formas de fazer artistico. Como já havia postado sobre maquetes, agora resolvi falar dos dioramas.
   
Em primeiro lugar temos que diferenciar o que é um diorama e o que é uma maquete. Eu costumava confundir os dois já que aparentemente a ideia é construir em pequena escala objetos que supostamente estão em nosso cotidiano. A maquete é uma construção de algo que está para vir e que não se concretizou em vida real em sua verdadeira escala. No caso quando o maquetista faz uma maquete de um edificio, este mesmo edificio ainda não foi construido ( a maquete seria uma suposição de como o predio irá ficar caso seja um dia construido em escala real).

Já o diorama é uma representação em pequena escala de algo real ou que ja esta ocorrendo ou já teria acontecido algum dia ( muitos alunos fazem dioramas de pirâmides egipicias ou de monumentos famosos, ora estes monumentos já existem em vida real não serão construidos em grande escala, assim sendo não podem ser maquetes).
Eu costumava erroneamente pedir para os meus alunos fazerem maquetes de igrejas góticas, na verdade eles se baseavam em parametros já existente em igrejas seja de imagens de revistas ou em livros. Em resumo eles estavam era fazendo dioramas. Até mesmo um barco viking que eu apresentei na postagem das maquetes, seria na verdade um diorama, já que me basiei para cria-lo em uma foto de um barco de verdade.
  
Como representação, o diorama pode envolver um cenário bastante detalhado ou com elementos essenciais, isto depende do tema em que se está baseando para faze-lo. Existem dioramas de batalhas históricas, dioramas de bio-sistemas usados em apresentação de feira de ciências... No meu caso, faço os meus dioramas tendo como tema o mundo fantástico: florestas e monstros ao lado de cavaleiros e guerreiros.

Existem artistas que fazem dioramas de cenas de ação de história em quadrinhos e filmes. Para fazer tais dioramas é preciso comprar bonecos de plásticos feitos sob medidas para este tipo de trabalho ou apelar para o plastimodelismo (objetos feitos de papel). Enfim, quem gosta de criar coisas tridimensionais deve experimentar!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário