sábado, 3 de dezembro de 2011

Sessão Sai Capeta IX: Como criar um monstro

Quando criança eu costumava construir os meus próprios brinquedos. Usava vasilhame de desodorante ou de desinfetante vazio e com uns prendedores de roupa, cola branca e papeis coloridos fazia o meu robô. As vezes também construia barcos com garrafas de refrigerante e esculturas meio que bizarras. Na faculdade aprendi que qualquer material servia para fazer esculturas (geralmente acostumamos com a ideia de que um bom trabalho artistico tem de vir mais do material do que do conceito do artista e assim valorizamos demais a árgila ou o marmore).
Hoje faço esculturas com materiais diversos, muitas vezes de sucata e tenho como temática o mundo fantástico (monstros, cavaleiros, lendas...). Como já  postei anteriormente confeccionei tabuleiros de xadrez e passei a tecnica, inclusive para um projeto na escola  a qual leciono. Atualmente estou criando um trabalho que envolve a confecção de bonecos dos personagens que estão registrados no romance que estou escrevendo. Aproveito agora a oportunidade, para mostrar uma de minhas criações. Trata-se de um hibrido de morcego com dragão feito de sucata. Abaixo está todo o processo e o material até o produto final, espero que isto incentive os que como eu gostam de trabalhar com esculturas e materais diversos:

1)carcaça de guarda-chuva e barbante;

2)usando duas astes do guarda chuva faça o que seria um esqueleto de um passaro;

3)use um pedaço de couro ou tecido de um guarda-chuva velho para fazer as asas, para isto deve-se desenhar as asas no tecido recorta-los com tesouro e prender com grampos;

4) depois de cobrir o esqueleto de guarda-chuva com barbante passe cola para que endureça e depois pinte com tinta acrilica ou esmalte.

5)em seguida use algodão e cola para criar testura do corpo do monstro. Após isto, crie um sistema de linhas e tubos de papelão ou madeira para que o boneco possa mover as asas (por isto, a escolha do guarda-chuva pois as suas astes são moveis).

6) depois de pronto pode tanto usa-lo como mobile ou até brincar com ele. A partir daqui deixe a imaginação fluir e pense em outros monstros que se pode fazer com estes materiais.
Para os que curtem a temática do grotesco sugiro livros de Teratologia (estudo de deformidades) e Simbologia. Sugiro dois livros importantes O Livro dos Seres Imaginários de Jorge Luis Borges e O Grande Livro dos Signos e Simbolos de Mark O'Connell.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário