quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sessão Quadrinhos II: Obras Cyberpunks

Terminando a postagem da Sessão Quadrinho sobre o tema Cyberpunk . Resolvi fazer uma pequena seleção de obras do gênero. Muitas delas estão na internet ou em lançamentos de bluray e DVD. Optei em escolher obras cinematográficas que são exemplos bem objetivos para os que se interessam pelo tema. Peço desde já desculpa de não colocar alguns filmes: Duna, Matrix, Laranja Mecânica, Vingador do Futuro, Blade Runner e Fireheigt 451... Muitos destes filmes eu já comentei em outras postagens.

Crash- Estranhos Prazeres
Direção: David Cronenberg
Data de produção: 1996
Dirigido por David Cronenberg ( A Mosca) o filme é uma verdadeira analise sobre o mundo moderno onde o homem gosta e, as vezes, idolatra muito mais o carro que a propria vida. James Ballard (personagem vivido por James Spader) é um individuo que sente prazer em ver acidentes automobilisticos e passa a fazer parte de um grupo de fetichista que somente tem prazer sexual após sofrerem acidentes terriveis. A fusão forçada de pedaços de carros atravessando a carne humana em colisões cria um culto bizarro e apocaliptico.

Tetsuo - O Homem de Ferro
Direção: Shinya Tsukamoto
Data de produção: 1989
Tetsuo é o típico filme nipônico que tem influencia dos mangás mais cyberpunks já feitos. Homem comum é transfomado em ciborgue contra a propria vontade e se torna um monstro que aterroriza a cidade. Considerado extremamente violento e com cenas proibidas para menores, Tetsuo é todo filmado em preto e branco e com jeitão de filme 'trash' que provoca nauseas e sustos na plateia.

Robocop
Direção: Paul Verhoeven
Data de produção: 1987
Robocop é um dos filmes mais interessantes da década de 80. Com roteiro do desenhista Frank Miller (300) e a direção do alemão Paul Verhoeven, conta a historia de um policial comum que é transformado em um ciborgue por uma empresa inescrupulosa que tenta controlar uma metropole super violenta. As cenas de ação e o visual dos robôs são antológicos!

Akira
Direção: Katsuhiro Otomo
Data de produção: 1988
Depois que o Japão é destruido pela Terceira Grande Guerra, a sociedade entre em colapso. O jovem Kaneda lidera uma horda de deliquentes usando motos super velozes e sem perceber acabam entrando em conflito com o governo que esconde um segredo de uma arma poderosa chamada Akira. O melhor desenho japonês até os dias de hoje!

Ghost In The Shell
Direção: Masamune Shirow
Data de produção: 1997
No futuro proximo a policia japonesa cria uma divisão policial que usa alta tecnologia para desvendar crimes que envolve rackers e gangsters. Para isto cria policiais ciborgues, entre eles, a major Kusanagi Motoko tem de deter um virus de computador que passa a dominar todas as máquinas da terra. Cheio de efeitos especiais e tematica filosofica existencialista, muitos acreditam que este filme inspirou os diretores de Matrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário