quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Foto Arte 2: Usando a fotografia nas férias


Como estamos de férias resolvi voltar a colocar uma postagem sobre um tema artistico que aprecio muito: a fotografia. Mesmo que existam aqueles que não gostam de tirar fotos de si, geralmente a ideia de registrar algo aparece como um meio de querermos provar que passamos e vivenciamos certas experiências na vida. Nas redes sociais existem milhares de blogssites abarrotados de fotografias de todo tipo...Não há como escapar da vontade de dizer através de imagens 'eu estive aqui!' ou 'vivenciei este fato'.
   
Se no inicio do século XIX a fotografia mais parecia uma estravagância de inventores malucos, o daguerreótipo de Louis Daguerre e Nicéphore Niepce, foi mostrando que o homem tinha um desejo de prender o tempo seja no velho formato das pinturas ou nas chapas embebidas de betume. Muitos acreditaram que a máquina dos dois inventores acabaria com o monopólio dos pintores e estes por medo, ou melhor, como modo de sair dos mandos do academicismo e do figurativismo foram para o Impressionismo e assim, abrindo as portas para a arte moderna.
    
Artistas como Edgar Degas usaram as máquinas e seus ângulos como inspiração para os seus trabalhos. Nunca mais o olho humano observou uma paisagem ou o corpo humano do mesmo jeito. Um dos exemplos mais conhecidos era como os desenhistas antigos desenhavam os cavalos em movimento (antes achavam que os animais corriam com as patas em angulos iguais, a fotografia depois mostrou o contrário).
  
Até Marcel Duchamp brincou com a fotografia e faria a sua obra mais famosa o 'Nu Descendo a Escada' a partir de uma fotografia. Hoje se podemos apreciar as obras de Vick Muniz e Sebastião Salgado é porque perceberam que a fotografia não é somente um fenomeno cientifico, mas também uma forma de analizarmos o nosso mundo. Deixo como inspiração algumas fotos feitas por mim usando efeitos e temas diferentes com a máquina. Aproveite as férias e use sua máquina de modo diferente e divirta-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário